Show de Talentos no Jabaquara marca o lançamento do Programa Id Jovem

Programa Federal que garante benefícios aos jovens de baixa renda é apresentado para mais de 200 adolescentes e jovens.

 
No dia 06 de outubro, a Prefeitura Regional do Jabaquara em parceria com a Secretaria de Governo da Presidência da República, SAS Jabaquara e entidades assistências de apoio ao jovem no Jabaquara, apresentaram o Programa Id Jovem. O evento que teve a presença da Prefeita Regional do Jabaquara , Fátima Marques e da Consultora UNESCO/ Secretaria Nacional da Juventude do Programa Id Jovem no Estado de São Paulo, Rose Almeida , apresentou para mais de 200 adolescentes e jovens o Programa Id Jovem. Após a apresentação do programa houve um show de talentos entre as entidades de apoio como forma de valorização do jovem local, sua cultura e atividade. As atividades da comunidade são a expressão do jovem e sua posição em relação à vida e foram reconhecidas nessa noite.
O apoio ao evento foi dado pelo CEU Caminho do mar, Habib’s Jabaquara, Assai - Vila Santa Catarina e Mobibrasil.
O evento contou com a apresentação Maracatu Ilê Aláfia , Hino da AME em Libras( Língua Brasileira de Sinais), Ballet Paróquia São João Batista, Dança de jovens – Paróquia São João Batista, Espetáculo de Dança: “Ghost- Michael Jackson” – Aldeia do Futuro e a banda Contragosto.

O ID Jovem, criado pelo Decreto nº 8.537/2015, regulamenta e assegura o acesso aos direitos à Cultura e ao Território , além da Mobilidade, trazidos pelos artigos 23 e 32 da Lei nº 12.852/2013, do Estatuto da Juventude. Seu objetivo é criar condições para o efetivo acesso aos direitos pelos jovens de baixa renda, com a organização do cadastro de beneficiários e o desenvolvimento de mecanismo de comprovação junto às empresas e entidades prestadoras de serviço.

Por meio do benefício, jovens com idade entre 15 e 29 anos pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal ( o NIS* - Número de Identificação Social) , com informações atualizadas há pelo menos 24 meses, tem acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. A ID Jovem é válida por 180 dias, e é necessária a atualização dos dados após esse período.
Para emitir sua ID Jovem é fácil e existem duas maneiras.

Pela Internet:
Com o NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
Pelo Aplicativo para smartphones
Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

*O que é NIS?
O Número de Identificação Social (NIS) é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar. Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem.

Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.

Para mais informações acesse a página do ID Jovem no site da Caixa Econômica Federal.