Alunos da rede pública no Jabaquara se unem em ação de cidadania

Em visita à Prefeitura Regional Jabaquara alunos apresentam trabalho sobre segurança no trânsito e recebem o programa de Horta Comunitária.

 
Os aluno do 4º (quarto ano) da Escola Estadual José Maria Pires de Aguiar, no Jabaquara, procuraram a Prefeita Regional Fátima Marques para apresentar um trabalho sobre segurança no trânsito realizado pela escola.

Durante o trabalho os alunos fizeram pesquisa de campo e concluíram que a quadra da escola precisa de mais sinalização, e os moradores de orientação sobre travessia segura. Com base nesse projeto eles solicitaram o apoio da Prefeitura Regional e foram atendidos com o encaminhamento do trabalho para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A partir daí foi realizado uma visita à escola com a Prefeita Regional Fátima Marques e o agente da CET responsável no distrito – Wilson da Silva . Feita a vistoria do local, o pedido dos alunos será encaminhado à equipe técnica para analise e solução. Além disso, os alunos se inscreverão no Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET – CETET para receberem orientação.

De acordo com o Diretor da Escola – Carlos Rey Perez “os alunos ficaram mais atentos à sinalização e ao respeito às leis de transito, tanto para o motorista quanto para o pedestre. Com isso, os pais e familiares são alcançados e o exemplo de cidadania se propaga”.

Com a visita a escola detectou-se um espaço amplo que pode ser aproveitado pelos alunos e comunidade. E rapidamente a Prefeita Regional Fátima Marques programou a implantação do programa de Horta Comunitária no local. A atividade prevê educação ambiental por meio da orientação na formação de canteiros e plantio de ervas aromáticas e hortaliças em áreas livres do bairro, escolas públicas e praças. Os alimentos são orgânicos e não usam agrotóxicos. Entre as hortaliças estão alface, salsinha, beterraba, almeirão,hortelã e outras fontes de energia. O programa já orientou mais de 300 pessoas na comunidade e tem como objetivo implantar mais espaços até o final do ano.

“Os alunos ganham com a implantação do programa de Horta, pois além de consumir na merenda eles podem reproduzir em sua comunidade as noções de higiene, aproveitamento de alimentos, respeito ao ecossistema e contribuir na construção de um futuro” – destaca Fátima Marques.

Foi agendada também, uma ação conjunta para combater o descarte irregular do lixo e as atividades de prevenção. Um dos alunos diz “é muito ruim ver nossa escola suja e as pessoas desviando do lixo na calçada. Nós podemos fazer cartazes e ir até as casas fazer o alerta”

A manhã de 16 de novembro de 2017 marca mais uma ação de parceria e cidadania com a comunidade, realizada entre o poder público e a iniciativa da população. As ações de parceria têm crescido no Jabaquara e a Prefeitura Regional Jabaquara procura a comunidade para ações conjunta de melhoria do bairro e qualidade de vida dos munícipes.