Alunos do Programa Profissão Cidadão se formam no Jabaquara

30 moradores da região são os novos capacitados nos cursos de panificação, salgadeiro e pizzaiolo

 

A carreta do Panificação permaneceu no Jabaquara por 30 dias no mês de agosto. Os cursos fazem parte do Programa Profissão Cidadão e foram ministrados por profissionais do Centro Paula Souza, como resultado da parceria do Governo do Estado de São Paulo, Governo Municipal , SEBRAE, iniciativa privada e terceiro setor.

 

Na unidade móvel disponibilizada pelo Via Rápida Empregos , os alunos tiveram aulas teóricas e práticas em um ambiente todo preparado que simula uma cozinha com pia, uma mesa de preparo de alimentos e maquinário. Além disso, cada aluno recebeu um kit do programa, com material didático, camisa e uma touca para proteger os cabelos.

Os formandos receberam seus certificados no ultimo dia 18 de outubro em solenidade no SINDPAN - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria em São Paulo e estarão concorrendo a 45 vagas no Grupo Pão de Açúcar, o mais novo parceiro, e 2 vagas no renomado Bistrot Volontiers.

A Prefeita Regional do Jabaquara – Fátima Marques fez a entrega de diplomas para os formando e destacou a importância da parceria com Programa Profissão Cidadão e seus parceiros, entre eles o Centro Paula Souza. “ Com essa ação estamos levando oportunidades às pessoas que precisam e querem se capacitar. É com responsabilidade e orgulho que desejo aos participantes do curso sucesso nesse novo caminho”

O objetivo do Programa Profissão Cidadão é aprimorar o desenvolvimento do cidadão e sua integração à sociedade. Estimula a criatividade, a inovação, o aperfeiçoamento dos talentos e as habilidades de indivíduos, oferecendo qualificação técnica gratuita, produzindo novas oportunidades com ações que ampliam a geração de renda. Levando em conta conhecimento e criatividade dos moradores das regiões da cidade, busca aperfeiçoá-los para a atividade econômica, conecta o cidadão com gestão municipal e de forma transversal com os entes públicos estadual e municipal.

Promove a inclusão social e a parceria intersetorial, envolvendo a iniciativa privada e o terceiro setor na busca de apoio, doações e aporte de recursos físicos, técnicos ou financeiros.

O Programa Profissão Cidadão tem parceria com sindicatos de empregadores do setor alimentício e de hotelaria. Os capacitados que concluírem os cursos serão inscritos nas Bolsas de Emprego daquelas instituições, com esforço de sucesso na sua contratação . Além disto, podem participar de outros benefícios:
SindResBar-SP - Sindicato de Restaurantes, de Bares e Similares de São Paulo; SindHotéis - Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem do Município de São Paulo e Região Metropolitana; e, FHORESP - Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo - congregam empresas do ramo alimentício, hotéis e similares. Colaborarão em diferentes frentes, com ações paralelas em seus segmentos: Possibilidade de utilização da sua estrutura física da cozinha escola, salas de aula e cursos dentro da Escola de Hotelaria João Dória Jr, além do suporte técnico para capacitação de mão de obra nas áreas de alimentação, turismo e eventos. SINDPAN - Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria - dará suporte técnico para especialização em panificação e confeitaria, além de colaborar com a divulgação das ações e resultados do programa nas redes de padarias diferenciadas.