Programas "Coopera" e "Bairro Lindo" unem atividades no Jabaquara

Os dois programas de zeladoria se unem no distrito em mutirões mensais realizados com a ajuda de parceiros e voluntários

A zeladoria urbana ocorre em dose dupla no Jabaquara. O projeto "Coopera", da Prefeitura Regional, agora se une às atividades do programa "Bairro Lindo", da Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais.

O projeto "Coopera", iniciado em abril, presta diversos serviços nos bairros durante uma semana, marcado sempre por um grande mutirão - no início ou encerramento da semana de trabalho.

Os mutirões, por sua vez, também são parte do programa “Bairro Lindo”, iniciativa da Prefeitura de São Paulo que prevê mutirões semanais em cada região da cidade, visando atingir os 96 distritos da capital até o fim do ano. O objetivo é descentralizar e regionalizar as ações, permitindo que os munícipes participem de atividades no mesmo bairro em que vivem.

A cada mutirão são realizados serviços de varrição, capina, pintura de meio fio, limpeza de galerias, tapa buracos e outros reparos necessários à revitalização de praças e seus entornos, além de coleta de lixo e entulho. O trabalho é realizado por meio da ajuda de voluntários, com material e equipamentos fornecidos pela Prefeitura.

O mutirão é parte da programação do projeto “Coopera Jabaquara”, que leva o atendimento público aos bairros, buscando aproximar a administração municipal do morador. O projeto reúne serviços de atendimento ao cidadão de três secretarias municipais (das áreas de Saúde, Verde e Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto ao poder público (como a Ecourbis). As atividades se encerram no sábado, com a passagem do caminhão do Cata Bagulho.

Entre os parceiros do projeto regional, está a Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana. Uma das atividades da equipe é o trabalho de prevenção de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti, com vistorias domiciliares e distribuição de panfletos. A ação educativa se completa com visitas às escolas públicas da região.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa do programa com visitas às famílias dos bairros para cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais.

Ainda ao longo da semana, o consórcio de limpeza urbana Ecourbis também realiza um trabalho de educação ambiental nas escolas públicas junto à distribuição de folderes sobre coleta seletiva de lixo.

Confira o calendário anual completo dos mutirões:

Bairros Data Data Locais
  Projeto Coopera Programa Bairro Lindo  
Cidade Vargas/ Vila Guarani 03/04 a 08/04    
Jardim São Paulo/ Americanópolis 24/4 a 29/04    
Cidade Domitila/ Jardim Jabaquara 08/5 a 13/05    
V. Canaã/ V. Alexandrina/ V. Mascote/ V. Sta. Catarina 29/05 a 03/06    
Vila Guarani/ Cidade Vargas 19/06 a 24/06 24/06 Praça Barão de Japurá
Vila do Encontro/ Americanópolis 10/07 a 15/07 15/07 Praça do Encontro (Av. Eng. Armando de A. Pereira com R. Coronel Luís de Faria e Sousa)
Vila Parque Jabaquara/ V. Sta. Catarina/ Vila Campestre 07/08 a 12/08 05/08 Praça Isidoro Machado (Rua dos Marapés com R. José Estevão de Magalhães e R. Bento Coelho da Silveira)
V. Pque Jabaquara/ Jardim Oriental/ Vila Babilônia 28/08 a 02/09 02/09 -
Vila Facchini 25/9 a 30/9 23/09 Rua Gazeta
(Parque do Estado)
 
Americanópolis/ Vila Sta. Margarida 16/10 a 21/10 21/10 Rua Marco Palmezzano (Americanópolis)
Santa Catarina 06/11 a 11/11 11/11 Praça Accácio Ramos (Av. Eng. George Corbisier com R. Taquacetuba)
Vila Parque Jabaquara/ Jabaquara/ Vila Guarani 27/11 a 02/12 02/12 Praça Whitaker Penteado (Rua Miguel Hernandez)