“Alimentação saudável” é tema de palestra na próxima sexta-feira (30/06), às 14h, no CEU Caminho do Mar

Evento marca o início da parceria entre Prefeitura Regional Jabaquara, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e Centro de Ensino Unificado na área de segurança alimentar

Quase 15% da população adulta brasileira sofrem com a obesidade, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A doença atinge 12,5% dos homens e 16,9% das mulheres no país. Munida desses dados, a nutricionista Milene Massaro Raimundo, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), ministra a palestra “Alimentação saudável: faça por você e por eles também”, no próximo dia 30 de junho, às 14 horas, no auditório do CEU Caminho do Mar, no Jabaquara.

Entre os temas, a profissional abordará não somente a importância dos alimentos saudáveis, como também os problemas relacionados ao consumo de alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras.

“O objetivo é sensibilizar o público em relação ao assunto e mostrar alternativas alimentares menos nocivas, incluindo o uso de ervas condimentares em substituição aos temperos mais tradicionais da culinária no dia a dia, como o sal”, explica a nutricionista. Durante a apresentação também serão oferecidas dicas relacionadas à alimentação de toda a família, em especial a infantil.

A palestra inaugura parceria da Secretaria de Agricultura do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), com a Prefeitura Regional Jabaquara e o Centro de Ensino Unificado. O acordo foi firmado no último dia 8 de junho, entre a Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques, o Coordenador Substituto da Codeagro, José Valverde Machado Filho, e o Coordenador de Cultura do CEU Caminho do Mar, William Robson Simão.

(Na foto acima, da esq. para dir., o Coordenador Substituto da Codeagro e e Secretário Executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho; a diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), Milene Gonçalves Massaro Raimundo; o coordenador de Cultura do CEU Caminho do Mar, William Robson Simão; a Assessora de Áreas Verdes da Prefeitura Regional Jabaquara, Elizete de Souza Almeida; a Prefeita Regional Jabaquara; Fátima Marques, e o assessor da Codeagro, Nelson Teixeira.)

A iniciativa visa estabelecer ações integradas entre estado e município com foco em segurança alimentar e abastecimento na região do distrito. “O encontro foi muito produtivo”, disse a Prefeita Regional. “Quando se trata de iniciativas como essa, a comunidade sempre sai ganhando.”

A partir do segundo semestre, o CEU Caminho do Mar passa a receber também uma série de cursos e eventos de capacitação na área de nutrição, economia doméstica e geração de renda. Outro fruto da parceria será a implementação de hortas urbanas.