Brincadeiras, contação de histórias, balé e passeio ciclístico são atrações no Dia Mundial do Meio Ambiente no Jabaquara

O evento, realizado pela Prefeitura Regional, ocorre no próximo domingo (04/06), a partir das 10 horas, na Praça Comendador Cidade Vargas

A tranquila cidade de Juquiá era um paraíso. Ela é o cenário da história do menino Betinho, que se lembra de como o local, aos poucos, foi sendo invadido pelo progresso desordenado, trazendo danos à população e ao meio ambiente. A saga do local vai sendo narrada pelo contador ao público enquanto entra no palco, destacando a importância da preservação ambiental para todos.

A contação de histórias, com participação de jovens da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, é a primeira atração do evento de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), uma iniciativa da Prefeitura Regional Jabaquara. O principal objetivo é levar consciência ambiental aos munícipes e incentivar a população a se mobilizar individual e coletivamente. A festa será realizada no próximo domingo (04/06), a partir das 10 horas, na Praça Comendador Cidade Vargas, no Jabaquara.

Após a contação de histórias, alunos de três instituições relacionadas ao ensino de música e dança se apresentam no local. As obras serão interpretadas por bailarinas do Conservatório Musical de São Caetano do Sul, da Associação Attitude, e integrantes do grupo gospel “Geração Que Vive Pelo Teu Amor”. Há quatro números programados, com as seguintes peças musicais:

- Concerto para violino e piano opus 35 (do compositor e violinista alemão Oskar Rieding)

- Tango brasileiro “Brejeiro” (do compositor carioca Ernesto Nazareth)

- Hino gospel “Não Haverá Limites” (do Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono)

- “Carnaval dos Animais” (do compositor francês Camille Saint-Saëns)

 

Enquanto o palco recebe as atrações artísticas, alunos do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade das Américas (FAM) irão ministrar atividades educativas e recreativas monitoradas ao redor da praça. As ações envolvem jogos e brincadeiras de rua, como cantigas de roda, jogo da amarelinha, boliche, queimada, entre outras. Todo o material usado será reciclável e os monitores também irão propor novas maneiras de interação lúdica, para que a criança aprenda a desenvolver suas brincadeiras com o material disponível em mãos, evitando o desperdício e estimulando o consumo consciente.

Durante toda a manhã, haverá 30 bicicletas de bambu disponíveis para quem quiser percorrer um pequeno itinerário ao redor do praça, que estará fechado para os participantes do evento. Um breve passeio pelo bairro será comandado pelos ciclistas do projeto “Bike Anjo” (do movimento “Vá de Bike”), em que ciclistas experientes ensinam as pessoas a usar a bicicleta com segurança. Os voluntários acompanham os iniciantes em suas primeiras pedaladas, ajudam a escolher rotas mais tranqüilas nas cidades, passam conceitos de segurança e comportamento no trânsito e ensinam o básico da utilização do veículo. As bicicletas foram cedidas pelo CEU Caminho do Mar, que também levará parte de sua comunidade para participar da celebração.

O encerramento está previsto por volta das 13h, com a distribuição de panfletos educativos sobre a importância da preservação do meio ambiente nos gestos do dia a dia e, especialmente, no cuidado dos cidadãos com seu bairro e sua cidade. Haverá também distribuição de sementes de flores para os munícipes.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente em 5 de junho. A data foi estabelecida em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas durante a histórica Conferência de Estocolmo. Nesse evento, foi aprovado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, considerados alguns dos maiores avanços para a discussão do tema em nível mundial.

 

APOIO: Conservatório Musical de São Caetano do Sul

O Conservatório Musical de São Caetano do Sul, fundado em 1959, foi a primeira escola de música da capital reconhecida pela Secretaria Estadual de Cultura e diplomou inúmeros profissionais com reconhecimento no país e no exterior. Atualmente oferece cursos de música (adulto e infantil), instrumento e canto, e balé.

 

 

Para mais informações, entre em contato:

11 3397-3200 / jabaquara@prefeitura.sp.gov.br

www.prefeitura.com.br/cidade/secretarias/regionais/jabaquara/