Mais de 200 pessoas comparecem ao primeiro mutirão do programa “Bairro Lindo” no Jabaquara

Ações de zeladoria realizadas pela Prefeitura Regional com voluntários revitalizaram a Praça Rosa do Amor, na Vila Santa Catarina, no último sábado (27/05)

Manhã de muito trabalho e animação para a revitalização da Praça Rosa do Amor, no bairro Vila Santa Catarina, no último sábado (27/05). Foi o primeiro dia de ações do programa “Bairro Lindo”, da Prefeitura de São Paulo, realizado no distrito do Jabaquara. O sucesso foi absoluto: mais de 200 pessoas passaram pelo local para colaborar os diversos serviços realizados nesse dia.

Na zeladoria urbana, foram feitos trabalhos como poda de árvores, capinação, limpeza de bueiros, varrição, pintura de guias e reparos nos brinquedos que estão instalados na praça. Foi fixado também um corrimão na escada íngreme que dá acesso à parte superior do local. Pontos viciados de descarte de lixo foram recuperados e ocupados com jardinagem e paisagismo.

Entre os colaboradores do mutirão, estiveram integrantes do programa “Mãos Que Ajudam” (que reúne voluntários devotos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e da Adere (Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional). A população em geral também pode comparecer ao local no dia e participar do evento.

Dentre as ações, a Prefeitura Regional também iniciou, junto aos voluntários, os canteiros de uma futura horta comunitária no entorno da Praça Rosa do Amor. Foram plantadas mudas de temperos e condimentos caseiros como orégano, tomilho, alecrim, hortelã, losna, manjericão, boldo, erva cidreira, capim santo, lavanda, bálsamo e melissa. Os zeladores e cuidadores da horta serão os alunos da CEI/Creche Jardim Mascote e da Adere, com uma rega semanal. Toda a produção poderá ser usada pelos moradores dos arredores da praça.

O programa “Bairro Lindo” prevê mutirões semanais em cada região da cidade, visando atingir o total dos 96 distritos da capital até o fim do ano. De acordo com o vice-prefeito e Secretário Municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, a ideia é descentralizar e regionalizar os serviços voluntários de zeladoria, permitindo que os munícipes participem das ações no próprio distrito em que vivem.

Veja algumas imagens do mutirão:

(Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques, à dir.)

No Jabaquara, no entanto, as atividades de zeladoria estão longe de terminar. As atividades do fim de semana marcaram também as primeiras ações da quarta etapa do projeto “Coopera Jabaquara”, que vem sendo realizado pela Prefeitura Regional desde o dia 3 de abril e já atendeu a 10 bairros.

Ao longo dessa semana, o “Coopera” continua com suas atividades periódicas no restante da Vila Santa Catarina e outros três bairros vizinhos: Vila Canaã, Vila Alexandrina e Vila Mascote. No próximo sábado (04/06), o caminhão do Cata Bagulho passará pelos bairros recolhendo o entulho.

O “Coopera” reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto ao poder público, como a Ecourbis.

Entre os parceiros do projeto regional, a Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana segue presente nas atividades. No sábado, uma equipe da unidade esteve presente na Praça Rosa do Amor com amostras de larvas e mosquitos Aedes aegypti e panfletos educativos. No restante desta semana, os agentes farão o trabalho de visita casa a casa no entorno da praça, além de vistorias nos seguintes locais: CEI/ Creche Mascote (Av. Mascote, 259), Creche Santa Catarina (R. Dr. Djalma Pinheiro Franco, 63), Instituto Gabi - Núcleo de Apoio Social para Pessoas com Deficiência (R. Gustavo da Silveira, 128), Escola Estadual Reducino de Oliveira Lara (R. Contos Gauchescos, 322) e também na Adere (R. Contos Gauchescos, 56).

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa do programa com visitas às famílias dos bairros para cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais. No último sábado, foi instalada, na Praça Rosa do Amor, uma mesa com informações e orientações fornecidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Ainda ao longo da semana, o consórcio de limpeza urbana Ecourbis realizará o trabalho de educação ambiental nas escolas públicas da região junto à distribuição de panfletos educativos sobre coleta seletiva de lixo.

Saiba mais sobre o “Projeto Coopera” e acompanhe o calendário de ações 2017 

Conheça o novo programa de zeladoria “Bairro Lindo”

Veja mais fotos e vídeos sobre o mutirão na nossa página oficial no Facebook