Prefeitura Regional Jabaquara convoca os moradores para um grande mutirão no próximo sábado (27/05), a partir das 8h

O Projeto "Coopera Jabaquara” e o programa “Bairro Lindo” se unem num dia inteiro de ações para recuperação da Praça Rosa do Amor, na Vila Santa Catarina

A Prefeitura Regional Jabaquara convoca mais uma vez os moradores da região a participar das ações de zeladoria urbana nos bairros. A próxima oportunidade ocorre no próximo sábado (27/05), a partir das 8h, na Praça Rosa do Amor (Vila Santa Catarina). É quando começa a ser realizada mais uma etapa do “Projeto Coopera”, que leva o atendimento público até o munícipe em parceria com cinco secretarias e empresas prestadoras de serviços na capital.

Dessa vez, porém, o mutirão será especial: o início do programa regional marcará também o primeiro dia de atividades do “Bairro Lindo”, recém lançado pelo prefeito João Dória. O programa prevê mutirões semanais em cada região da cidade, visando atingir o total dos 96 distritos da capital até o fim do ano. De acordo com o vice-prefeito e Secretário Municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, a ideia é descentralizar e regionalizar os serviços voluntários de zeladoria, permitindo que os munícipes participem das ações no próprio distrito em que vivem.

“O objetivo de ambos os projetos é o mesmo: engajar a população no cuidado com o seu bairro e a sua cidade”, disse a Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques. “Fazer parte dos mutirões reforça nos munícipes a sensação de pertencimento ao local onde moram, que é o objetivo maior da atual gestão”, afirmou.

O Projeto “Coopera”, junto ao “Bairro Lindo”, terá início na praça no sábado e depois será expandido ao longo da semana para o restante da Vila Santa Catarina e outros três bairros vizinhos: Vila Canaã, Vila Alexandrina e Vila Mascote. Para colaborar com o primeiro dia de ações, foram convidados integrantes do programa de voluntariado “Mãos Que Ajudam” (que reúne membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e da ADERE (Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional). A população também poderá comparecer e se inscrever no dia para participar.

(Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques, durante caminhada da ADERE à Praça Rosa do Amor, acima)

A Praça Rosa do Amor servirá como ponto de encontro dos voluntários com as equipes da Prefeitura Regional e os representantes dos parceiros no projeto. O “Coopera” reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto ao poder público, como a Ecourbis.

Na área de zeladoria, serão realizados trabalhos como poda de árvores, capinação, tapa buracos, limpeza de bueiros, varrição, pintura de guias e reparos nos brinquedos que estão instalados na praça. Será fixado também um corrimão na escada que dá acesso à parte superior do local – muito íngreme, oferece risco à população (especialmente crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção). Pontos viciados de descarte de lixo serão recuperados e ocupados com jardinagem e paisagismo. No sábado posterior (04/06), o caminhão do Cata Bagulho passará pelos bairros recolhendo o entulho.

Durante o mutirão, a Prefeitura Regional também fará, junto aos voluntários, os primeiros canteiros de uma futura horta comunitária no entorno da Praça Rosa do Amor. Serão distribuídas e plantadas mudas de condimentos caseiros que, futuramente, poderão ser usados pelos moradores dos arredores.

A Vigilância Ambiental Jabaquara/Vila Mariana, que participa do “Coopera” desde o início (em abril), estará presente mais uma vez nas atividades. A cada etapa do projeto, as equipes realizam serviço de orientação ao munícipe sobre formas de prevenir e eliminar o mosquito transmissor da dengue. Outra ação da Vigilância são visitas domiciliares e as vistorias nas escolas e demais equipamentos públicos dos bairros atendidos, num trabalho preventivo de possíveis criadouros de animais que podem causar danos à saúde humana.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa do programa com visitas às famílias dos bairros para levantamento de dados e cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais.

Ao longo da semana, o consórcio de limpeza urbana Ecourbis realizará novamente o trabalho de educação ambiental nas escolas públicas da região junto à distribuição de panfletos educativos sobre coleta seletiva de lixo.

Como funciona o Projeto “Coopera”? O programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas quinzenais de uma força tarefa da Prefeitura Regional com demais parceiros. Em cada setor, as equipes ficam concentradas durante uma semana prestando serviços relacionados às questões locais.

Saiba mais sobre o “Projeto Coopera” e acompanhe o calendário de ações 2017

Conheça o novo programa de zeladoria “Bairro Lindo”

Acesse a página da Prefeitura Regional Jabaquara no Facebook e assista ao vídeo de uma caminhada da ADERE na Praça Rosa do Amor