Projeto “Coopera” chega ao Jardim Jabaquara e Cidade Domitila com ações de zeladora urbana, assistência social e vigilância ambiental

A terceira semana de atividades do programa da Prefeitura Regional Jabaquara termina no próximo sábado (13/05), com a passagem do serviço do Cata Bagulho

Muito trabalho no início da terceira semana de ações do Projeto “Coopera” na última segunda-feira (08/05), nos bairros Jardim Jabaquara e Cidade Domitila. Zeladoria urbana, apoio a famílias que participam de programas sociais e fiscalização da Vigilância Ambiental Jabaquara / Vila Mariana em escolas e no interior do Parque Nabuco – um dos maiores da cidade, com 31,1 mil metros quadrados de extensão.

No primeiro dia de atividades, as equipes da Prefeitura Regional Jabaquara levaram seus serviços para as praças no entorno do cruzamento da Rua Durval Pinto Ferreira com Rua Frederico Albuquerque, próximo ao Parque Nabuco, no Jardim Itacolomi. Poda de árvores, varrição, retirada de lixo e entulho e pintura de guias estiveram entre os serviços realizados. As equipes também ouviram pedidos e queixas da população sobre problemas de descarte incorreto de lixo nas praças atendidas e está em busca de soluções para o local. Entre elas, está a implantação de ações de paisagismo que possam evitar o descarte irregular dos resíduos nas ruas e praças – além de melhorias na sinalização.

A equipe Vigilância Ambiental novamente está presente nas ações do projeto durante a semana, iniciando os trabalhos com a vistoria de 186 imóveis no entorno das praças apenas na segunda-feira. Nesse mesmo dia, foi feita a vistoria no Parque Nabuco e na Escola Estadual Heloísa Carneiro (Rua Antonio Covello, 58). Ainda hoje foram visitadas outras três unidades educacionais: EMEF Marina Vieira de Castro Mesquita (Rua Nestor de Castro, n° 253), EMEI Cruz e Souza (Rua Henrique da Costa, 348) e CEI Munir Abud (Rua Nestor de Castro,n° 323).

Ainda nesse primeiro dia de atividades, todos os colégios receberam também a visita da equipe de educação ambiental do consórcio Ecourbis, de limpeza urbana. Apenas da Escola Estadual Heloísa Carneiro e no CEI Igualdade (Rua Professor Waldemiro Postch, 134, Cidade Domitila), onde ainda não há coleta seletiva de lixo, houve contato com as diretorias para o agendamento de palestras sobre o tema no segundo semestre do ano, além da reiteração em todas as escolas da possibilidade de instalação do contêiner especial para o lixo reciclado em cada uma delas. As equipes da empresa também percorrem as ruas de ambos os bairros com distribuição de panfletos educativos.

A equipe a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participa da ação com visitas às famílias do local para levantamento de dados e cadastramento de moradores, além de orientações sobre programas e benefícios sociais, entre outros serviços.

Veja fotos de algumas atividades realizadas na segunda-feira (08/05):

Como funciona o “Coopera”? O programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas de uma força tarefa da Prefeitura Regional e os demais parceiros. A cada visita, equipes ficam concentradas durante uma semana em um setor, prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organiza sua forma de contribuição ao projeto, atuando ao lado dos funcionários da Prefeitura e agregando competências específicas.

O projeto reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social), além de empresas que atuam junto à Prefeitura, como a Ecourbis.


Saiba mais sobre o programa e acompanhe o calendário de ações 2017