Jabaquara comemora aniversário com saúde, cidadania, cultura e esporte para a população

Diversas atividades gratuitas estão previstas nestes sábado e domingo para marcar os 53 anos do bairro.

O Jabaquara está comemorando 53 anos de fundação e uma série de eventos e festividades serão realizados no bairro entre amanhã (11) e domingo (12) para marcar a data. Ações de saúde e cidadania, atrações culturais, esportes, recreação, danças e shows estão previstos para o fim de semana em vários pontos espalhados pela região, com atividades inteiramente gratuitas. Artistas locais e convidados fazem parte da programação, destinada ao público de todas as idades.

Realizado pela Prefeitura Regional Jabaquara, com iniciativa do jornal “Jabaquara em Notícias”, e parceria com diversas entidades, organizações sociais e empresas privadas, o aniversário é um dos eventos mais tradicionais da região. O evento conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social.
“Queremos mostrar que a Prefeitura é parceira da comunidade, oferecendo nossa contribuição para essa comemoração tão importante para o bairro”, disse a Prefeita Regional Jabaquara, Fátima Marques.

Uma das atividades mais esperadas é o Concurso de Misses, que ocorre amanhã, a partir das 9 horas, no Centro Cultural Jabaquara (Rua Arsênio Tavolieri, 45). A competição abrange as categorias infantil (de 8 a 14 anos), infantojuvenil (de 15 a 23 anos) e Melhor Idade (acima de 60 anos).

Ainda no Centro Cultural será encenada amanhã a peça teatral “Jabaquara, Terra de Um Sonho Cidadão”, que contará a história do bairro desde os primeiros moradores até os dias atuais. A montagem é da Companhia OAIB Produções, com direção de Igor Bartchesky e participação dos munícipes como atores.

Outra parte importante da extensa programação de sábado é o atendimento médico e odontológico, oferecido à população das 9 horas às 16 horas, no Clube Escola Vila Guarani (Rua Lussanvira, 178). Haverá exames de vista, pressão arterial, diabetes, hepatite e aplicação de flúor. Entre as 12 horas e as 20 horas, será montado também um espaço dedicado à educação para saúde bucal.
Na área de Cidadania, haverá importantes ações durante todo o dia também no Clube Vila Guarani. No projeto “Conecta”, haverá jogos informativos sobre educação sexual e uso de drogas. Os participantes da programação também poderão conhecer mais sobre o universo LGBT no espaço especialmente dedicado à educação para a diversidade sexual.

Quem for ao Clube Vila Guarani durante o sábado também poderá aproveitar os serviços voltados à cidadania, como tirar a primeira via do RG de menores de idade, e a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito.
Na área de esportes, haverá atrações para todos os tipos de público. No futebol, estão previstos festival infantil (crianças entre 11 e 17 anos) e adulto, masculino e feminino, futsal ou de campo. Quem tiver interesse poderá experimentar também as aulas de zumba, capoeira e alongamento. As atividades esportivas serão divididas entre o Clube Vila Guarani e o CDC Ferradura.

Ainda no sábado estão programadas apresentações no CEU Caminho do Mar: às 14 horas, show de MPB, seguido às 16 horas por roda de samba e sarau. Às 15 horas, será possível conhecer o projeto “Moda Sem Preconceito”, que pretende discutir os padrões de beleza impostos pelos castings (seleção de modelos) internacionais nas passarelas e a mudança da mentalidade social frente a isso, abrangendo a questão da igualdade racial na moda.
No domingo (12), a festa ocorre a partir das 9 horas, na Avenida Santa Catarina, que ficará fechada exclusivamente para a população, como parte do programa municipal Rua de Lazer. A música dá o tom do evento nesse dia, com as escolas de samba da região (Flor de Liz, Portela da Zona Sul e União Independente da Zona Sul).

As atrações musicais vão de coral e bandas de fanfarra a grupos de rock, rap, samba rock, pagode e sertanejo. Biro do Cavaco, Renê Sobral e Kaka Maturano são os convidados entre os variados artistas que se apresentam ao longo de todo o dia. O encerramento é previsto às 21 horas.
A programação completa pode ser conferida na página do evento no Facebook.

Confira como foi a edição da festa em 2016:


 

(fotos do Aniversário do Jabaquara 2016)