Parque Nabuco, na Zona Sul, recebe mutirão de limpeza e revitalização

Ação é uma iniciativa da Prefeitura Regional Jabaquara para intensificar os serviços de zeladoria urbana promovidos pela nova gestão municipal

A Prefeitura Regional Jabaquara realiza, no próximo sábado, dia 4, das 7 horas às 17 horas, uma ação coletiva voluntária para revitalização do Parque Nabuco, no Jardim Itacolomi, Zona Sul de São Paulo.

Durante todo o dia serão feitas atividades de recuperação do parque, com diversos serviços de zeladoria urbana como manutenção de jardins, capinagem, corte de grama, poda de árvores, pintura de guias e banheiros, reforço de sinalização e outros reparos necessários à conservação do local. Além da retirada de lixo e entulho, agentes ambientais também oferecerão orientações sobre horário de coleta e descarte correto de resíduos. Está prevista ainda a instalação e substituição de aparelhos para prática de atividades físicas (como barras e pranchas) e outros equipamentos da Academia do Idoso.

A força tarefa é resultado da parceria entre Prefeitura Regional Jabaquara com as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente, de Saúde e da Cultura. Ainda oferecem apoio a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Defesa Civil. “Queremos agregar a todos, somar esforços em favor de benfeitorias para os moradores e a cidade” disse a prefeita regional do Jabaquara, Maria de Fátima Marques Fernandes.

Uma equipe de agentes de educação socioambiental também estará realizando uma atividade de sensibilização com os participantes com intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação e proteção do meio ambiente. Os visitantes poderão percorrer uma trilha ecológica recebendo orientações sobre a história do parque e sua importância para o bairro, além de explicações sobre as características das principais espécies da flora local.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município também estará presente no evento realizando uma ação de educação popular sobre os cuidados necessários com os animais em seu convívio junto ao homem. Um dos objetivos é reforçar o apelo sobre a necessidade de controle da população de bichos abandonados em áreas públicas, como acontece no Parque Nabuco. Nos últimos anos, houve aumento do número de animais domésticos deixados no local: apenas em 2017, o CCZ somou 45 gatos capturados e esterilizados, frente ao total de 22 felinos capturados em todo o ano passado. Em 2014 e 2015, houve apenas um animal apreendido. Para a ação educativa, haverá cartazes e distribuição de panfletos.

São esperados mais de 400 voluntários no mutirão, que conta com a colaboração de empresas parceiras e que prestam serviços à Prefeitura. Entre as entidades representadas estão a Associação Cultural e Assistencial Nipo Brasileira do Jabaquara (AJAB) e o programa de voluntariado Mãos Que Ajudam. Haverá distribuição de água, lanches, banheiros químicos e postos de primeiros socorros disponíveis para todos que estiverem trabalhando na ação.

O Parque Nabuco é uma das principais opões de lazer para os moradores da região do Jabaquara. Com 31,3 mil metros quadrados, foi criado para preservar a vegetação nativa (remanescente de Mata Atlântica), sendo utilizado intensamente pelos moradores do entorno. A infraestrutura abriga área de estar, churrasqueiras, sanitários, quadra poliesportiva e de campo, pistas de corrida, aquário, viveiro de mudas e trilhas ecológicas.

Serviço
Data: 4 de março
Horário: das 7h às 17h
Local: Parque Nabuco - Rua Frederico Albuquerque, 120, Jardim Itacolomi