331° Aniversário de Itaquera

O bairro celebra 331 anos com atividades aos munícipes

Para comemorar os mais de três séculos da região, a Prefeitura Regional de Itaquera em parceria com a Universidade Brasil realizou no ultimo domingo (10/12) o 331°Aniversário de Itaquera na Rua Francisco Rodrigues Seckler, próximo a Igreja Vila Santana, além do próprio aniversário, o bairro comemora também as mudanças provenientes dos programas e projetos que estão em curso e os que já foram implantados pela atual gestão.

No local o assessor Marco Antônio Silva assumiu o papel de mestre de cerimônia e teve a honra de entregar aos homenageados Jorge Tadeu (deputado), Jacinto Reyes (prefeito regional) e Douglas Buscaratto (chefe de gabinete) a placa de reconhecimento pelo trabalho que estão realizando no bairro. O símbolo é visto como uma forma de agradecimento da comunidade para as autoridades que atuam na região. As ONGs e entidades participantes também foram homenageadas no local, em agradecimento pela contribuição na realização desta festa e de outras atividades em benefício da população itaquerense.

Aberto a todos os públicos, a festa promoveu atividades como atendimento de enfermagem, teste de glicemia, orientação nutricional, atendimento odontológico, exercícios de educação física e assistência jurídica. Além disso, o evento contou com a participação de artistas da região que realizaram shows ao vivo como Vitor Satie, Grupo Levada Certa, Grupo Ki Paquera e o Grupo Relíquia.

Os pequenos também tiveram a oportunidade de brincar no espaço kids, que ofereceu atrações como a biblioteca móvel do Sesc, diversos brinquedos e o planetário móvel. Enquanto na parte de alimentação, tivemos food trucks e tendas com opções variadas para os munícipes. Para fechar com chave de ouro, houve uma apresentação da Escola Leandro de Itaquera e a distribuição de um bolo de trinta metros.

Itaquera: A incógnita de São Paulo

O nome Itaquera é de origem tupi e quer dizer "pedra dura", talvez por ter sido construída em uma área geológica constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino. Porém o fato mais marcante para este tradicional bairro é que a data de sua fundação ainda é uma incógnita, pois a primeira referência de que se tem notícia é de 1686, quando o nome aparece em uma Carta de Sesmaria.

No entanto, a primeira referência sobre a povoação de Itaquera, data de 1820, onde existia um simples e precário rancho conhecido como a "Casa Pintada", ali os viajantes paravam para descansar e reabastecer-se. A povoação de Itaquera começou de fato a partir da inauguração da estação de trem local, no dia 6 de novembro de 1875, data escolhida pela comunidade como a do aniversário, apesar de toda a polêmica em torno da sua verdadeira idade.
 

Desfile do 331° Aniversário de Itaquera (Foto: Aline Kohler)

Prefeito regional Jacinto Reyes comemorando o aniversário do bairro (Foto: Priscila Pereira)

Atendimento de enfermagem (Foto: Aline Kohler)

Bolo comemorativo (Foto: Priscila Pereira)