Regional oferece aulas de Tai Chi

Prática regular traz benefícios físicos e mentais

Nayara Ungarato

Todas às quintas-feiras, das 10h às 11h, a Prefeitura Regional Itaquera promove gratuitamente aulas de Tai Chi Pai Lin abertas ao público. O ensinamento das técnicas corporais ocorre no piso superior do órgão público, localizado na Rua Augusto Carlos Bauman, 851.

Com idade mínima de sete anos, as aulas são indicadas para todos os servidores e munícipes interessados que tenham até 90 anos. Lecionada pela instrutora Emília Miura – que já ministra a atividade há 18 anos – a prática engloba o exercício integrado da medicina tradicional chinesa, da meditação taoísta e dos movimentos suaves do Tai Chi Chuan e do Chi Kung. “Eu tive isquemia, então a mestra Jerusha Chang e a minha filha me ensinaram o Tai Chi Pai Lin e isso corrigiu todas as sequelas que a isquemia me deixou” conta a professora Emília, que ensina os movimentos na sede da Prefeitura Regional desde março de 2011.

Alunas aprendendo Tai Chi Pai Lin (Foto: Nayara Ungarato)

Professora voluntária Emília Miura lecionando (Foto: Nayara Ungarato)

Introduzida no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin, a técnica chinesa do Tai Chi é originada das práticas taoístas que transmitem saúde, movimento e serenidade. “A minha coordenação motora que era bem ruim, melhorou, os problemas graves de coluna que eu tenho amenizou, então foi bom para tudo, para a pulsação, para o coração, fiquei bem melhor” comenta a aposentada Rita Ribeiro, 63 anos.

A modalidade promovida pela Supervisão de Gestão de Pessoas da Regional Itaquera tem como objetivo oferecer às pessoas opções que contribuem para a qualidade de vida. “Depois das aulas do Tai Chi eu fiquei outra pessoa porque eu converso com os outros, saio e resolvo os meus problemas, e antes minha vontade era só ficar sentada” diz Durvalina de Oliveira, 84 anos, aposentada.