Que tal praticar Lian Gong e Tai Chin Pai Lin?

As modalidades são oferecidas gratuitamente por voluntárias na sede da Subprefeitura Itaquera e na Centro Cultural da Casa da Memória

Lian Gong
A ginástica terapêutica Lian Gong que cultiva a saúde e a vitalidade e é recomendada para todas as idades. Composto por 18 exercícios divididos por três séries que trabalham o pescoço e ombro, as costas, cinturas, pernas e até pés, o exercício foi desenvolvido em Shangai, na China em 1975, especificamente para o tratamento e prevenção de dores no corpo.

A ginástica terapêutica Lian Gong é oferecida aos servidores e munícipes interessados toda terça-feira das 10h às 11h. Os exercícios corporais ministrados pela professora voluntária Ivanete Lourenço ocorrem no piso superior da sede da Prefeitura Regional de Itaquera, localizada na Rua Augusto Carlos Bauman, 851.

As práticas do Lian Gong foram introduzidas no Brasil no ano de 1987 por Maria Lúcia Lee e não necessitam de roupas especiais e são acompanhadas por uma música especialmente desenvolvida para a modalidade. A arte chinesa oferece exercícios para as articulações e tendões, para o fortalecimento do coração e pulmão, além de possibilitar a correção postural, a melhora na qualidade de vida, a consciência da relação do ser com o universo e o combate ao stress,ansiedade e irritabilidade.

.

Professora Ivanete e seus alunos na sede da Prefeitura Regional

Foto: Flávia de Francesco.

Tai Chin Pai Lin
O Tai Chi Pai Lin é um conjunto de práticas corporais e meditativas da Medicina Tradicional Chinesa integrado por treinamentos de automassagem, meditação taoísta e sequencias de movimentos suaves, circulares e lentos que promovem a flexibilidade, o relaxamento e o equilíbrio emocional. Pode-se ressaltar a redução de risco cardiovascular através da diminuição da pressão arterial e desempenho aeróbico, prevenção e controle das Doenças e Agravos Não Transmissíveis. Doenças isquêmicas do coração, associadas à obesidade, depressão e estresse.

A meditação em movimento Tai Chi Pai Lin é também ofericada aos servidores e munícipes interessados todas as quintas-feiras das 10h ás 11h. O ensinamento das técnicas corporais ministrados pela instrutora Emília Miura ocorre no piso superior do órgão público, localizado na Rua Augusto Carlos Bauman, 851.

Com idade mínima de sete anos, as aulas são indicadas para todos os servidores e munícipes interessados que tenham até 90 anos. Introduzida no Brasil pelo Mestre Liu Pai Lin, a técnica chinesa do Tai Chi é originada das práticas taoístas que transmitem saúde, movimento e serenidade.

Professora Emília e suas alunas na Casa da Memória

Foto: Alfredo Mesquita Neto / Casa da Memória.

SERVIÇO:

PREFEITURA REGIONAL ITAQUERA
Tai Chin Pai Lin (professora Emília).
Data e horário: Todas às quintas-feiras, 10h.

Liang Gong (professora Ivanete).
Data e horário: Todas às terças-feiras, 10h.

Endereço: Rua Augusto Carlos Bauman, 851.