Ação social "O Amor é Doce" promove mutirão de limpeza em Itaquera

Prefeitura Regional Itaquera apoia mobilização do dia 31 de março

Nayara Ungarato

     Nesse sábado (31/03), moradores da região leste de São Paulo se reuniram na Rua Folhas Caídas, localizada no Conjunto Habitacional José Bonifácio, para participarem do mutirão de limpeza e zeladoria no local. Incentivada pelo pastor da Igreja de Itaquera e idealizador do projeto social “O Amor é Doce”, Daniel Moura, a iniciativa contou com a participação de jovens e adultos dispostos a tornar o bairro mais bonito.

     Após o serviço de limpeza ter sido finalizado pelo grupo, a população se agrupou no espaço para compartilhar quitutes feitos em casa e aproveitar a área de lazer do lugar. O objetivo da ação, segundo Moura, foi de estreitar os laços entre os moradores e conscientizá-los sobre a necessidade de cuidarmos das áreas públicas. “A Prefeitura Regional Itaquera não apenas incentiva que as pessoas realizem ações como esta, mas como oferece todo o apoio, e esperamos que o exemplo dos moradores desta região inspire cada vez mais os munícipes a ocuparem os espaços públicos zelando pela cidade junto com a gente” diz o prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes.

     Inspirado com o sucesso da concentração, Daniel decidiu promover a ação social “O amor é Doce” uma vez por mês. “Um café da manhã social, sem cunho religioso, aberto à comunidade” conta Moura. Em entrevista, o pastor ainda explica que a razão pela qual o motivou a viabilizar o mutirão de limpeza e zeladoria no local foi a mobilização que ocorreu em maio de 2017. Na ocasião, a Prefeitura Regional Itaquera realizou em parceria com a comunidade um mutirão na Rua Folhas Caídas, que conta com uma pequena praça da qual possui brinquedos infantis, uma quadra poliesportiva, uma escadaria e uma longa área ajardinada.

     Meses atrás, a via era conhecida como um ponto viciado de descarte irregular do lixo. Atualmente, após a realização de serviços como pintura de guias, varrição e coleta de lixo, corte de grama e pintura anti-pichações, a área encontra-se renovada e se transformou em um ponto de encontro dos moradores do bairro. Desde então, a Prefeitura Regional Itaquera estabeleceu uma aliança com alguns grupos de residentes do local para ajudar na fiscalização do espaço e a manter a região limpa.