Lançamento do Bancadão em Itaquera

Projeto tem a missão de criar oportunidades aos cidadãos

 Nayara Ungarato

O Bancadão é um negócio social que atua em uma tenda móvel, promovendo o movimento de cidadania no bairro. O lançamento – inaugurado agora em dezembro – se apresenta a população regional oferecendo cursos, produtos, serviços, informações sobre a localidade e até a chance de ganhar um dinheiro extra. Lembrando que boa parte de tudo isso é feito pela própria comunidade.

Para criar capital na região, o projeto originou a moeda chamada “banca” para estimular a economia solidária. Cada “banca” equivale a um real e permite que os cidadãos ganhem descontos nos comércios associados ao programa. Além disso, trocando a moeda social, também é possível adquirir produtos do Bancadão, tais como: canecas, camisetas e a nova revista ITA, lançada no domingo, que conta com uma entrevista com o prefeito regional de Itaquera, Jacinto Reyes. Para ganhar “bancas”, é necessário se cadastrar no projeto e fazer uma carteirinha de fidelidade grátis.

Fundado por Ivan Zumalde (nascido no bairro) junto com Susanne Sassaki e Marcos Reis, o Bancadão é incubado pela Editora Mymag e promove a igualdade. O negócio, que conta com voluntários em suas ações, possui três categorias: a agência, a loja e o banco.



Moeda social "banca" (Foto: Nayara Ungarato)


A agência Bancadão atua como uma central de comunicação gerando conteúdo e oferecendo serviços de comunicação para comércios locais. A loja é um ponto de vendas e serviços da região produzidos em parceria com empreendedores vinculados pelo projeto. Já o banco solidário, utiliza a moeda social “banca” para estimular a economia local e gerar investimento e renda para a comunidade.

Utilizando ferramentas de comunicação colaborativa, empreendedorismo social e economia solidária, o Bancadão encontra-se em fase piloto e promoverá eventos até o próximo dia 16/12. Confira o calendário de atividades e pontos de encontro:

(Qui) 07/12 (16h-20h) Praça da Estação – centro de Itaquera
(Dom) 10/12 (9h-12h) Feira livre – Rua Ken Sugaya (alt.230)
(Sáb) 16/12 (a partir das 14h) CIFA – Rua Flores do Piauí, 170

O programa ainda promove atividades no dia 16/12, como a oficina “crie seu aplicativo de celular em minutos”, e o workshop “como criar seu negócio e tirar a ideia do papel”. As aulas práticas ocorrerão no CIFA e ambas terão 1h30 de duração.

Revista de Itaquera

Criada pela Editora Mymag, a revista ITA é focada na região de Itaquera, possuindo editorias como: boas ideias, especial e bem viver. A publicação custa 5 reais e já está a venda nas tendas do Bancadão. Vale lembrar que também é possível “comprá-la” com a moeda social.

Dinheiro extra

O projeto oferece uma renda extra às pessoas interessadas em se tornar representantes de vendas, oferecendo produtos e serviços de comunicação do Bancadão para os comércios locais.
Para saber mais, consulte a fanpage www.facebook.com/bancadaoitaquera.