São Paulo ganhará uma nova minipraça em cada subprefeitura

Ainda neste mês, São Paulo começará a ganhar 32 novos parklets, com previsão de conclusão até o fim de 2016. Equipamentos irão se juntar aos 67 já instalados na capital

Com o objetivo de ampliar e distribuir a oferta de espaços públicos de convivência, descanso e lazer na cidade de São Paulo, a Prefeitura irá iniciar ainda neste mês ainstalação de 32 novos parklets, plataformas instaladas como extensões temporárias de calçadas, formando uma minipraça. Será instalado um novo equipamento público por subprefeitura, e a expectativa é que toda a implementação seja concluída até o fim de 2016.

Em Itaquera, o parklet será instalado no Largo da Matriz, um espaço importante na história da região, localizado na praça da Igreja matriz.

Os novos equipamentos vão se juntar aos 67 já instalados em São Paulo pela iniciativa privada em regiões comerciais e gastronômicas, recebendo estruturas como bancos, cadeiras, mesas, floreiras, jardins, guarda-sóis e aparelhos para a prática de exercícios físicos.

A escolha dos locais de cada parklet público foi realizada entre as 32 subprefeituras e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), por meio da SP Urbanismo. Entre os locais que receberão os equipamentos estão o Largo do Socorro, na zona sul, e a rua Vitorio Santin, em Itaquera, zona leste. Conheça os locais que receberão os parklets que serão implantados pela Prefeitura

Considerados extensões da calçada, os parklets ocupam área de até 10 metros de extensão por 2 metros de largura, colocados em local de estacionamento. Apesar de a maioria dos equipamentos existentes serem mantidos por empresas privadas, todos são espaços públicos e gratuitos, que podem ser usufruídos por qualquer cidadão paulistano. O contrato com a vencedora da licitação, a empresa GP Comércio e Distribuidora de Mobiliário LTDA, foi firmado no início de setembro com a SP Obras.