Itaim Paulista comemora 407º aniversário

Valorização de artistas locais e parcerias com Senac, Parques e Casa de Cultura marcam o mês dedicado ao bairro

No dia 21 de Junho, o Itaim Paulista comemora seu aniversário de 407 anos e, para que a data seja lembrada como ponto alto do ano, a Prefeitura Regional Itaim Paulista, através de suas supervisões técnicas e parceiros, promoverá diversas atividades que serão realizadas durante todo o mês de junho

Neste ano, será a vez de colocar a arte local em destaque. Pensando nisso, artistas da região foram confirmados para a festa, como Som Mecânico Dj, Die Hard Crew, NChZL, Robson Jr, Dj Paulinho, Cafua Jam, Jessica Mizuno, Caramelus Dei, Rubia, Dj Paul RPW, Ângela Lopes e convidados.

Em ação de graças pela vida dos moradores, outra celebração acontecerá no dia 24, com missas às 7h30, 11h e às 19h na paróquia São João Batista - igreja mais antiga do bairro. Para valorizar a tradição junina, na sede do Tossan Futebol Clube será realizada, de 18 a 24 de junho, a festa de São João com Pagode Russo.

Além das ações organizadas pelas Supervisões de Esporte, Cultura, Habitação e Saúde, que vão de Desfile de Cães ao Tai Chi Chuan, os equipamentos espalhados pelo bairro também servirão de palco para as atividades, como Dança do Ventre no CEU Veredas, apresentação de violino e distribuição de mudas no Parque Santa Amélia e Sarau no Parque Chico Mendes.

Tendo o aniversário como meio para promover educação prática a jovens estudantes, a Universidade Cruzeiro do Sul, através de alunos da área da saúde, oferecerá na sede da Prefeitura Regional Itaim Paulista serviços de aferição de pressão à população, no dia 9 de junho, das 9h às 13h.

Palestras e oficinas exclusivas

Em busca de promover educação através das festividades, o Senac São Miguel Paulista, em parceria com a Prefeitura Regional Itaim Paulista, promoverá uma série de palestras e oficinas gratuitas, com vagas limitadas, dedicadas exclusivamente aos moradores da região.

A ação é mais uma forma de promover educação de qualidade à população nos mais diversos setores, oferecendo palestras como ‘Uso das Redes Sociais para Alavancar seu Negócio’ e ‘Dicas de Segurança para seu Lar’.

Além das palestras e de oficinas como ‘Expressão Corporal para Teatro’, ‘Manutenção Preventiva de Computadores’ e ‘Dicas para um Currículo mais Atrativo’, uma mesa redonda será realizada com profissionais dando ‘Dicas de Reciclagem para seu Lar’.Os candidatos poderão realizar as inscrições na sede da Prefeitura Regional Itaim Paulista, portando apenas RG e CPF ou clicando AQUI.

Para ficar por dentro de todas as atrações de aniversário do nosso bairro, confira a programação completa disponível no Facebook e página oficial da regional Itaim Paulista.

Um pouco da história do Itaim Paulista

Dia 21 de Junho é a data em que o Itaim Paulista comemora 407 anos, quando o bandeirante Domingos de Góes virou "Sesmeiro" das terras da região do "Boi Sentado", às margens do Rio Tietê em 1611, posteriormente, passadas ao controle dos padres Carmelitas em 1621. Mais tarde, a região passou a ser conhecida por Itahim (pedra pequena em Tupi), e, depois, recebeu o segundo nome "Paulista", para diferenciar da região do Itaim Bibi.

A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século 18, com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte. Uma estação foi construída na região, fato que trouxe mais habitantes. Seu crescimento, por estar ao lado da estação, foi automático, até que em 1957 foi instalada a paróquia de São João Batista do Itaim. A partir daí, seu desenvolvimento aconteceu de forma natural, mas só em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo de São Miguel.

Confira a programação completa: