Grafiteiros apresentam obras na 1ª Expo Dezarte da Prefeitura Regional

Durante um mês, iniciativa cultural expõe telas de dez renomados artistas da região.

Do dia 17 de Julho ao dia 18 de Agosto, a Prefeitura Regional Itaim Paulista traz ao público a 1ª Expo Dezarte. Nunca antes acontecido, as áreas que dão acesso às repartições da regional estarão compostas de telas pintadas por 10 artistas renomados do Grafite, inclusive, sendo todos moradores da região. De acordo com a organização, o nome da exposição se justifica pela quantidade de grafiteiros envolvidos na busca de aproximar a população do bairro com essa expressiva arte de rua.

Para o primeiro dia, a partir das 18h, os artistas do grafite e o prefeito regional José Denycio receberão o público para a abertura oficial da exposição e, na sequência, apresentarão as obras expostas pelos corredores da regional, fazendo com que os servidores e visitantes respirem um pouco de arte ao transitar pelo prédio, durante o período da Expo Dezarte.

Cada vez mais, a importância do grafite tem sido marcante nas grandes cidades como São Paulo. Essa arte surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, servindo como forma de expressar toda a opressão que a humanidade vivia e ainda vive. “O grafite reflete a realidade das ruas e, como manifestação cultural, está ligada diretamente a vários movimentos, fazendo dela uma arte universal”, ressalta a supervisora de cultura da prefeitura regional, Adriana Maria da Silva.
Conheça os artistas que terão seus trabalhos expostos:

GALO, que já teve suas obras expostas em grandes eventos do cenário nacional e internacional. Em 2014, participou do projeto do maior grafite da América latina com 4 km de extensão na Av. Radial Leste.

IGNOTO, tem como característica o grafite interativo, onde suas obras são elaboradas de forma com que se relacionem com o espaço utilizado. Seu principal personagem é o “Azulão”, uma figura de cabeça quadrada, com uma bandana vermelha com a sigla Z.L de Zona Leste, sempre em situações inusitadas e cômicas.

NANDO, é um dos grafiteiros mais atuantes da cena nacional, esteve presente em diversos eventos, ministrando aulas de grafite, atuando em intervenções artísticas e mutirões de Grafite por várias regiões do Brasil.

XYROX, atualmente desenvolve seus trabalhos artísticos na Casa de Cultura Itaim Paulista, nos CEU’s, universidades e instituições religiosas, como forma apoio social, reabilitação e conscientização, através de oficinas e workshops para crianças, jovens e adultos.

SPRART, que possui obras assinadas em várias regiões do Brasil, com técnicas inspiradas no estilo Old School, estilo livre, paisagismo e abstracionismo. O artista também é palestrante, onde compartilha suas experiências pessoais e profissionais.

MAC, que usa a arte como forma de trabalho social e além de grafiteiro, também é artista plástico e realiza obras em sucatas de automóveis, telas e peças de bicicleta.

DECOR, atualmente realiza suas obras no estilo 3D, que são aquelas letras que parecem saltar das paredes com aspecto tridimensional. Mas claro, não se limita em somente um estilo, tendo paixão por obras mais elaboradas e de grande porte.

DUMEEM, teve seu início no mundo da arte aos 16 anos, de la pra cá, não parou de evoluir suas técnicas. Hoje, divide sua vida em duas paixões, o grafite e os projetos sociais realizados em regiões periféricas.

CLEBER TTC, suas obras abrangem diversas técnicas artísticas e já foram expostas em algumas regiões do mundo. Seu principal personagem é o “Rostinho” que, para ele, representa o povo brasileiro. O artista também é engajado em questões sociais, e está prestes a realizar um projeto social chamado “A Rua Alimenta” que irá arrecadar alimentos para uma instituição de câncer e uma de refugiados.

DAVI DQT é grafiteiro e produtor cultural há seis anos, com influências de elementos do Hip Hop, seu foco é trazer seu conhecimento para as pessoas que querem fazer da arte de grafitar uma profissão.

 

SERVIÇO
1ª Expo Dezarte do Itaim Paulista
Local: Prefeitura Regional Itaim Paulista.
Quando: de 17 de julho (abertura oficial às 18h) a 18 de agosto.
Horário: das 8h às 17h.
Endereço: Avenida Marechal Tito, 3012 – Itaim Paulista.