Itaim Paulista comemora aniversário de 406 anos

Bairro é um dos mais antigos da cidade e reflete espírito de um povo trabalhador.

Dia 21 de Junho é a data em que o Itaim Paulista comemora 406 anos, quando o bandeirante Domingos de Góes virou "Sesmeiro" das terras da região do "Boi Sentado", às margens do Rio Tietê em 1611, posteriormente, passadas ao controle dos padres Carmelitas em 1621. Mais tarde, a região passou a ser conhecida por Itahim (pedra pequena em Tupi), e, depois, recebeu o segundo nome "Paulista", para diferenciar da região do Itaim Bibi.

A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século 18, com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte. Uma estação foi construída na região, fato, que trouxe mais habitantes. Seu crescimento por estar ao lado da estação foi automático, até que em 1957 foi instalada a paróquia de São João Batista do Itaim. A partir daí, seu desenvolvimento aconteceu de forma natural, mas só em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo de São Miguel. 

 

De lá para cá, muitas mudanças aconteceram. Hoje, nosso bairro é o maior distrito da zona leste e 8º mais populoso de São Paulo com mais de 400 mil habitantes, ranking justificado pelo número de habitantes por quilômetro quadrado.

Na região podemos encontrar muitos descendentes de outros países e regiões do Brasil, que se mudaram para o bairro em busca de melhores condições de vida. Depois dos portugueses, vieram os italianos, os japoneses e os Húngaros. Mais tarde, os migrantes nordestinos, hoje maioria no Itaim. No total, o Itaim Paulista possuí 21km de área, sendo 12km do Itaim Paulista e 9km da Vila Curuçá.

Vale lembrar, que o distrito também faz divisa com três municípios da Grande São Paulo: Itaquaquecetuba, através da Avenida Marechal Tito, Ferraz de Vasconcelos, pela Rua Tibúrcio de Sousa ou Avenida Itajuíbe, e Poá, por uma ponte que passa sobre o córrego Três Pontes.


SÍMBOLOS
Dois fatos históricos do nosso bairro, mas pouco conhecidos, é a existência do hino e da bandeira oficial do Itaim Paulista.

A bandeira, composta por três faixas diagonais, foi criada em 14 de abril de 2007. A cor vermelha simboliza o sangue dos trabalhadores que tombaram na construção da estrada de ferro, na estrada São Paulo Rio e outras construções, o azul simboliza ao céu e a esperança, o branco simboliza a paz, o lema “Trabalho e Prosperidade”, do espírito de um povo trabalhador em busca do desenvolvimento da região, e a figura do índio, que homenageia os primeiros habitantes do Itaim Paulista.

Já o nosso hino oficial, foi composto pelo Professor Nilton Damasceno Ferreira, que por volta de 1985 já pensava em falar sobre o bairro do Itaim paulista. Nessa criou-se primeiro Seminário de Cidadania e Vida, surgindo, assim, a música de abertura do seminário em 1990. Em 1993 sai a primeira versão gravada.

Conheça o Hino Oficial do Itaim Paulista:

Itaim, cantinho para se viver
Entre as curvas do Rio Tietê
Se levanta com o sol da manhã
És Paulista, a rocha, a garra da vida
Que reúne as razões divididas
Pra fazer um grande amanhã.
Sai de ti, manifesta o teu coração
No trabalho que fazes com as mãos
Toda força do seu bem querer,
Pra criar e fazer uma nova cidade
Nos caminhos da felicidade
Com seu jeito gostoso de ser
Itaim.

 

#ItaimPaulista #AniversarioItaimPaulista #Aniversario #406anos #zonaleste #ItaimPaulista406 #EmSampa #EmSP #AmoItaimPaulista #ParabensItaimPaulista #BairroLindo #AmoSP #prefeituraregional #PRItaim