Mobilização da comunidade faz a diferença

A organização “Clube de Mães Coração de Jesus”, vem deixando seu legado para o nosso bairro

Nem sempre é noticiada a existência de pessoas que atuam em prol do bem estar social e cultural da nossa cidade. Porém, elas existem e muitas fazem a diferença. É o caso da ONG “Clube de Mães Coração de Jesus” que, somada com a Prefeitura Regional Itaim Paulista, tem atendido cerca de 60 crianças em seu centro de apoio, onde mais de 200 meninos e meninas são esperados com o novo projeto “De Olho na Bola de Volta Para Escola”, viabilizando o acesso à prática de esporte, cultura, inclusão educacional e social, principais objetivos da organização.

Atualmente, a organização reformou a quadra poliesportiva, localizada na Rua Lírio D’água, para melhor receber os jovens e promover atividades esportivas, como, Futebol, Basquete, Handball, Vôlei e Capoeira. As dinâmicas acontecem na parte da manhã e da tarde, todos os dias da semana. Além disso, a instituição realiza Seminários de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e Adolescente, que já está na terceira edição. “Foi um alerta a nível nacional sobre o problema”, afirma Maria Amparo dos Santos, integrante da executiva do Fórum de Defesa dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente de Itaim Paulista.

Para entender um pouco mais da capacidade de atuação, de modo cronológico, a ONG teve início em 1998, mas, desde a década de 70, vem ajudando os moradores da região com seus feitos e valores de cidadania. Em fevereiro de 2002, firmou convênio com a Secretaria Municipal de Educação com o projeto “MOVA”, alfabetizando jovens e adultos. Em 2004, em parceria com voluntários e Secretaria Estadual de Cultura, uma oficina de ginástica para terceira idade foi criada, atendendo cerca de 30 idosos. No ano de 2006, em mais uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o CEI (Centro de Educação Infantil) foi aberto para atendimento de 70 crianças de um a três anos, projeto que está em funcionamento até hoje. Já em 2012, passou a atuar efetivamente no Fórum de Defesa dos Direitos Humanos do Itaim Paulista, construindo com a comunidade local ações e encontros para discutir assuntos referentes à criança e adolescente. Outro trabalho de destaque, foi primeiro Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e Adolescente em 2014, no dia 18 de maio, que teve continuidade nos próximos dois anos.