Crianças do Itaim aprendem história do Brasil com educação ambiental

De forma divertida, a atividade com o público infantil valoriza áreas verdes do bairro e ação do homem no meio ambiente

 O Parque das Águas, localizado na área que corresponde à Prefeitura Regional Itaim Paulista, recebeu nesta quinta-feira (23) alguns alunos da escolinha de futebol do campo de várzea para participar da Trilha Urbana - Conhecer para Preservar, promovida pelo Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Leste 3.

A animação não era pouca, pois os educadores ambientais retrataram a chegada dos portugueses no Brasil para expor o contexto histórico na formação da fauna e flora brasileira, além de demonstrar a diversidade ambiental ainda presente no bairro.

Segundo os organizadores da trilha, as dúvidas eram muitas e, apesar dos participantes terem em média entre 8 a 12 anos, nem todos conheciam a História do Brasil e, tão pouco, as áreas do parque em que frequentavam.

A maioria se surpreendeu com a imagem de satélite utilizada para expor o cenário de desmatamento desses últimos anos. Reflexões sobre a precariedade das áreas verdes, a ação do homem no meio ambiente e suas consequências para o mundo foram abordadas.

Para atiçar a curiosidade deles, ocorreram intervenções ambientais em pontos estratégicos para observação da natureza, visita à nascente, explicação de espécies locais, como as borboletas Olho de Coruja, Manacá e Couve e as espécies arbóreas Embaúba e Paineira.

"A proposta desta trilha é resgatar o olhar do contexto histórico e inserir uma visão crítica nos tempos atuais, com isso, propomos a ideia de que a conservação parte em primeiro momento de nós, e depois da ação coletiva", explicou a Coordenadora de Educação Ambiental, Maria Augusta Ribeiro.