Bairro Lindo – Praça Santa Ângela

Com grande participação da população, o programa ganhou pontuação importante e se revelou uma ação efetiva na comunidade local

No sábado, dia 29 de julho, aconteceu o programa Bairro Lindo – Vila Moraes, na Praça Santa Ângela. Mesmo com frio, o sol deu o ar da graça e a população compareceu em peso para participar.

Não era pra menos. A Praça Santa Ângela é muito querida pela população, que participou ativamente da pintura das guias e varrição. Equipes da Prefeitura Regional cortaram grama, varreram, recolheram lixo e podaram algumas árvores.

 

Fundada no dia 21 de abril de 1960, a igreja, e seu paço – onde hoje é a Praça Santa Ângela -, levaram dois anos para serem concluídos. Tudo dependia de doações, como revela o site oficial da paróquia. “...O ritmo de tal obra variou de acordo com o volume de doações, passando por momentos críticos, bem como por momentos de especial generosidade do povo de Vila Moraes. É fato que, apesar dos esforços da comissão, nenhum político ou homem influente contribuiu para a realização desta obra, cabendo todo o mérito da construção, segundo a graça de Deus, às pessoas pobres do bairro e algumas famílias um pouco mais abastadas.” (http://santaangela.com.br/historico).

A ação Bairro Lindo não foi diferente. A população foi chegando e pegando vassouras, brochas e rastelo e mãos à obra! Os trabalhos começaram às 8 horas em ponto, quando os participantes foram divididos em quatro equipes de trabalho distintas, que percorreram as ruas do perímetro já começando a trabalhar, a saber: pintura de guias e postes, varrição, poda árvores e tapa buracos.

Junto à praça, existe uma quadra poliesportiva que também foi pintada e varrida. No entanto, precisa de uma recuperação completa, com obras, o que requer aporte de verba. Para que a obra saia do papel, a quadra será objeto de emenda parlamentar para a busca de recursos.

Além das ações de zeladoria, teve ainda brincadeiras para crianças, orientações da Secretaria da Saúde, zumba, alongamento, dança, orientação sobre saúde bucal, distribuição de preservativos e orientação sobre planejamento familiar e doenças contagiosas.

O treinador de cães Ronald também participou com seu plantel. Explicou técnicas de treinamento para comandos simples, deu instruções e orientações a crianças e adultos sobre criação de cães, como ter segurança com os animais e o respeito inerente que deve haver nessa relação entre humanos e animais. Baruk, um cão modelo, foi a alegria da criançada. Doce, bem humorado, posou para fotos e brincou com quem passava por lá.

Boa parte dos trabalhos foram concluídos ainda no sábado. Outras obras e serviços continuaram sendo feitas ao longo da semana.
 

No final, o padre Lino e o prefeito Regional Amândio Martins plantaram uma muda de pau brasil no canteiro da praça.


Padre Lino gostou tanto que resolveu adotar a praça.