Cades Ipiranga realiza a primeira reunião de 2017

Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz Ipiranga realizou hoje (14/02) a primeira reunião do ano.

O CADES-IP - Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da região do Ipiranga realizou hoje (14/02) a primeira reunião do ano no Auditório da Prefeitura Regional Ipiranga e contou com a participação do prefeito regional Amândio Martins.


Na abertura o prefeito regional lembrou o processo de formação do Cades Ipiranga e a realização em 2008 da I Conferência Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Região do Ipiranga e eleição de membros do Conselho, onde foram eleitos os primeiros conselheiros de direito, representantes da sociedade civil, para compor o CADES. “Lembro que durante esse processo discutimos e aprovamos um logo do Cades, logo este que foi o primeiro e único em todos os conselhos de meio ambiente regionais da prefeitura” destacou o prefeito regional.


Durante a reunião foi discutida a área anexa ao Parque da Independência e a importância de dar celeridade ao processo de intervenção no local. O Cades irá consultar a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para saber mais sobre o projeto. O conselheiro Casé Oliveira apresentou um trabalho realizado pela ONG “Missão Ambiental” na luta contra os caramujos que infestam a região da Rua Moreira de Godoi. “Nós temos realizado um trabalho, uma parceria com a prefeitura regional para combater ao caramujo africano que é hospedeiro de um parasita vetor da meningite. Fazemos a coleta diária do caramujo e os incineramos” declarou o conselheiro que é membro da ong.


Outro tema na pauta foi a discussão do Adote uma Praça e a definição de que o Cade IP pretende organizar a II Conferência Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz em setembro deste ano.
O CADES Regional, constituído em cada Prefeitura Regional é uma oportunidade de participação da sociedade na elaboração de propostas de políticas públicas voltadas ao meio ambiente e cultura de paz.


O Conselho, composto por 08 (oito) integrantes da Sociedade Civil e até 08 (oito) representantes do Poder Executivo, tem caráter participativo e consultivo