luminação por LED é entregue aos moradores de Heliópolis

Bairro é o primeiro da América Latina a contar com essa tecnologia

Foto: Leon Rodrigues/SECOM

Acompanhado pelo secretário de Serviços, Simão Pedro, vice-prefeita Nádia Campeão, secretária de Políticas para as Mulheres, Denise Dau, diretor do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), Alberto Serra, arquiteto Ruy Ohtake, vereadores e lideranças locais, o prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta quarta-feira (09/12) a nova iluminação de Heliópolis, composta por 1.277 luminárias LED. Foram contemplados 224 logradouros, numa extensão de 23,8 quilômetros, beneficiando 195 mil moradores, ao custo estimado de R$ 3 milhões.

Iniciada em 31 de setembro e concluída no final de novembro, a intervenção do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) no local transformou Heliópolis no primeiro bairro da América Latina a receber esse tipo de iluminação.

Ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, que tem vários projetos no bairro e desenhou o CEU Heliópolis, Haddad vistoriou a nova iluminação. “O LED consome 50% da energia elétrica e ilumina o dobro em comparação com as de vapor de sódio e mercúrio. Com metade do consumo, você ilumina o dobro do que iluminava e a energia elétrica está cara. Estamos dando um exemplo para o mundo de como compatibilizar um programa social, que é a segurança pública primária, com um projeto de sustentabilidade, porque quem economiza energia ajuda o meio ambiente”, afirmou Haddad.

“É mais um projeto que se soma ao esforço da comunidade”, enfatizou o prefeito Fernando Haddad, ao dizer que os moradores de Heliópolis não só se tornaram mais seguros, como também mais chiques, pois estão se beneficiando de uma iluminação moderna que consome cerca de 50% menos de energia elétrica em comparação às atuais lâmpadas de vapor de sódio.

“Entendemos que a segurança pública é uma atribuição do Estado, mas, como prefeitura, temos de dar nossa contribuição, e a melhor forma de fazer isso é por meio da iluminação. Na prática, estamos dando um exemplo para o mundo de como compatibilizar um programa social, que é a segurança pública primária, com um projeto de sustentabilidade ambiental, porque quem economiza energia está colaborando com o meio ambiente”, destacou Haddad.

“A mulherada se reuniu, saiu para as ruas com velas e, nos locais onde não tinha a iluminação, a gente colocava uma cruz para significar as mortes que existiam. Por isso, é com muita alegria e com grande celebração que recebemos essa iluminação”, comemorou Antônia Cleide Alves, que mora no bairro desde 1972 e preside a União de Núcleos das Associações de Heliópolis (Unas).

“A luz e a iluminação, junto com transporte, educação e saúde, são importantes na vida das mulheres. A gente sabe que, se a Prefeitura está implantando esse projeto hoje, é porque dialogou e dialoga com os movimentos sociais, o que fortalece o controle social”, afirmou a secretária de Políticas Para Mulheres, Denise Motta Dau.

 

Também participaram do evento a vice-prefeita, Nádia Campeão, e a subprefeita do Ipiranga, Edna Diva Santos.


O prefeito também anunciou que Heliópolis receberá um dos 12 laboratórios de fabricação digital que estão sendo instalados na cidade, até março. “Tratam-se de laboratórios de informática de última geração que se conectam com o empreendedorismo. Imagine alguém transformando uma ideia em produto, podendo abrir seu próprio negócio”, questionou. E disse: “ O Fab Lab é a informática a serviço da produção, da criatividade, da inovação, o que significa que podemos ampliar as possibilidades de ganho para os trabalhadores”.

Para o secretário Simão Pedro, a iluminação das ruas e das vielas de Heliópolis por meio de LED é uma experiência positiva que vai ao encontro das reivindicações das mulheres do bairro.

E mais. “Ela se insere no compromisso da atual gestão de transformar a cidade num local melhor e mais iluminado, e com isso garantir mais segurança pública ao cidadão, além de valorizar os bairros. Essa preocupação fez com que remodelássemos desde 2013 cerca de 255 mil pontos de iluminação (substituição de lâmpadas com pouca eficiência energética por outras mais potentes) e instalássemos outros 51 mil pontos. Isso (50 mil pontos) é mais que a iluminação de uma cidade do porte de Santo André, na região metropolitana de São Paulo”, afirmou Simão Pedro.

O secretário destacou ainda outra intervenção em Heliópolis que envolve a Secretaria de Serviços: a instalação de duas lixeiras subterrâneas compactadoras (bigtêiners). Com capacidade de armazenar 20 metros cúbicos, o equivalente a 10 toneladas de resíduos, cada lixeira tem dimensão de 5,4 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,5 metros de altura. A ideia é disciplinar o descarte, já que somente a população da região tem o cartão que abre a tampa do bigtêiner.

PPP da iluminação
Além da ampliação da iluminação LED com recursos próprios, como em Heliópolis e nos outros oito bairros da segunda etapa, está em andamento o edital da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que prevê a troca das mais de 600 mil lâmpadas da cidade para a nova tecnologia.

 

O edital prevê que, nos primeiros cinco anos da parceria, o vencedor da concorrência terá que investir anualmente R$ 1,7 bilhão para trocar, já no primeiro ano, 10% das luminárias da cidade por LED, além de ampliar o atual parque em mais 70 mil pontos de iluminação. Nos quatro anos seguintes, a empresa vencedora terá de trocar 22% das luminárias por ano até completar o parque, além de fazer a ampliação de mais 5% por ano para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante. O novo parceiro terá também de fazer novos investimentos a partir do 10º ano, já que terá de renovar as luminárias de LED, considerando o tempo médio de vida das luminárias