Guaianases contra o descarte irregular de entulho

A equipe de limpeza diariamente realiza a limpeza de pontos considerados viciados de entulho, e somente neste ano foram cerca de 8.604 toneladas de entulhos coletados

Durante todo o ano a Prefeitura Regional de Guaianases através da equipe de limpeza pública tem trabalhado para eliminar os lugares em que há acúmulo de lixo, mais conhecidos como pontos viciados de entulho. Para isso, a equipe tem se empenhado para realizar a limpeza desses pontos, em que até o momento foram 8.604 toneladas de entulhos coletados, sendo 2.208 toneladas de grandes objetos oriundo das 45 Operações Cata-bagulho realizadas. Contudo temos uma média de 782,18 toneladas/mês.

Em Guaianases, que abrange dois distritos: Guaianases e Lajeado, são 63* pontos viciados de entulho, e recebem uma limpeza periodicamente, sem contar os dois Ecopontos destinados pela prefeitura para o descarte de entulho, incluindo móveis velhos, galhos de poda e recicláveis.

É importante que o munícipe se conscientize da importância de preservar o meio ambiente e manter limpo o local onde mora afastando insetos peçonhentos e possíveis doenças com o acumulo de lixo. É relevante ressaltar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa de até R$ 18 mil, conforme o Artigo 161 da Lei 13478/02.

A fiscalização do descarte irregular de lixo é dever de cada Prefeitura Regional, porém os munícipes também podem solicitar a fiscalização por meio da central de atendimento 156, diretamente na Praça de Atendimento (Estrada Itaquera Guaianases, 2565) ou no site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.

Cata-Bagulho
Para evitar que a população descarte materiais em terrenos baldios ou vias públicas, a Prefeitura disponibiliza a Operação Cata-Bagulho, que é uma ação gratuita, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios, pois além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular é considerado crime ambiental.

As operações acontecem todos os sábados, de acordo com a programação das Prefeituras Regionais (é possível acompanhar no Portal da Prefeitura Regional Guaianases). Cada uma delas é responsável pela programação de dias, vias e horários que a operação irá percorrer. Para que a ação seja realizada da forma adequada, os munícipes precisam colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas um dia antes da programação, atentando para as vias que serão percorridas. A programação da operação pode ser conferida aqui.

Ecopontos
Se o munícipe quiser descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na operação Cata-Bagulho, ainda existe a opção dos Ecopontos de Guaianases. Nos Ecopontos, a população pode descartar por dia até 1 m³ (equivalente a uma caixa d'água de mil litros ou 25% de uma caçamba de entulho) de dejetos. As unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. Os endereços de Guaianases são:
Rua da Passagem Funda, 250 - Guaianases
Rua Utaro Kanai, 374 – Cohab Juscelino

*São considerados pontos viciados entulho aqueles pontos com volume maior que 5m³

 ANTES

 

DEPOIS

ANTES

DEPOIS