Subprefeitos da Região Macro Leste se reúnem em prol do Desenvolvimento Sustentável da Região

Na tarde de quinta-feira (2) os subprefeitos da Agenda 21 Macro Leste se reuniram na Subprefeitura de Itaquera para discutir o desenvolvimento sustentável na área em que atuam. Participaram do encontro, o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e nove subprefeitos da Zona Leste.

Também estiveram presentes no encontro, o diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Leste, Darcio Pereira, e a coordenadora da Agenda 21 Macro Leste e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Cintia Okamura, que abriu o evento expondo a importância sobre o encontro e da soma de esforços para desenvolver atividades que contribuam com o meio ambiente, destacando a Agenda 21 Macro Leste e os Conselhos de Meio Ambiente e Desenvolvimento SustentáveL (CADs) Regionais.

Na sequência, o responsável pela área de Meio Ambiente na Subprefeitura de Guaianases destacou as vantagens da instalação de uma usina  de resíduos da construção civil na Zona Leste, apresentando como exemplo a Usina de São José do Rio Preto e o histórico sintético das leis referentes ao tema criadas desde 2006.

O subprefeito anfitrião apresentou como idéia um saco de plástico desenvolvido para o recolhimento de resíduos, que para o secretário é uma forma de conscientizar a população, porém, destacou que a solução definitiva é a construção da usina. Para tanto, o subprefeito de Guaianases deu como sugestão a área da pedreira de Lajeado. Em contato com os proprietários do espaço, estes se mostraram favoráveis ao projeto durante a visita dos técnicos da CETESB ao local.

Ao final do encontro, o subprefeito de Guaianases um balanço. “A reunião foi produtiva. Desta união do secretário, com os subprefeitos, CETESB e Ciesp, saíram boas propostas, que logo serão colocadas em prática”.