Comer bem e gastar pouco em Guaianases

No dia da feijoada, às quartas-feiras, muita gente procura o Bom Prato

Por apenas um real (R$ 1) a refeição, a população de Guaianases pode se alimentar adequadamente, no café da manhã ou no horário do almoço, de segunda a sexta-feira, no Restaurante Bom Prato, região central do bairro.

O custo da refeição é subsidiado pelo Governo do Estado de São Paulo, que mantém convênio com a Associação das Donas de Casa de Guaianases e uma empresa de serviços de alimentação.

A cada dia da semana, o Bom Prato de Guaianases atende em média 1.200 pessoas. O dia mais procurado é a quarta-feira, onde sempre é servida a tradicional feijoada. Nos demais dias, o cardápio é variado. A qualidade e o equilíbrio das refeições são avaliadas periodicamente por órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. “Não servimos ovo nem salsicha, pois o ovo provoca aumento do colesterol e a salsicha é um tipo de alimento embutido, pobre em nutrientes”, garante a supervisora Montserrat Espiier.

De acordo com a gerente da unidade, Natalhie Silva, o Bom Prato tem duas vantagens: “comida nutritiva e custo baixo”.

Eliana Santos, gerente da Associação das Donas de Casa que trabalha no Bom Prato desde a sua inauguração, há pouco mais de seis anos, informa que mais de 70% dos clientes são fiéis ao restaurante, frequentam o local todos os dias. “Aqui ninguém é barrado. Quando entra alguém alcoolizado, nós montamos a bandeja”, destaca Eliana.

O Bom Prato possui dois espaços para refeições. No piso de baixo, o atendimento é preferencial para idosos, portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida. Os demais clientes ocupam o piso de cima.

E para aqueles que preferem se alimentar de lanches e salgados no horário do almoço, a gerente Eliana faz um convite: “Venha para o Bom Prato, aqui você será bem tratado”.  

CAFÉ DA MANHÃ

Um serviço muito pouco procurado no Bom Prato é o Café da Manhã (desjejum), servido das 7h30 às 9 horas. Por apenas um real, o cardápio inclui pão com margarina e café com leite.

Atualmente, está em análise no Governo do Estado um pedido da Associação das Donas de Casa para ampliar o número de refeições servidas durante o almoço.


Restaurante Bom Prato
Endereço: Rua Otelo Augusto Ribeiro, nº 343
O que serve: Café da Manhã e Almoço
Quanto paga: R$ 1 (um real) cada refeição
Quem não paga: Crianças até 6 anos e 11 meses, acompanhadas por responsável adulto, não pagam refeição. Em alguns casos é solicitado o RG ou Certidão de Nascimento das crianças
Funciona: de segunda a sexta-feira
Horários:  Café da Manhã, das 7h30 às 9 horas
                   Almoço, entre 11 horas e 14h30 (ou até serem servidas
                   1.200 refeições/limite diário)