Subprefeitura de Guaianases remove famílias de área de risco

Segundo relatório do IPT, as casas foram construídas em área de risco muito alto

A Subprefeitura de Guaianases, nos dias 4 e 5 de maio, deu continuidade à remoção de 46 famílias que construíram suas casas irregularmente em uma área de alto risco, sujeita à deslizamentos, na rua Teotônio Pavão, Jd. São Paulo II. A ação, iniciada nos dias 18 e 19 de abril, visa principalmente preservar a vida dos moradores e o meio ambiente. Para as despesas com novas moradias, após cadastro socioeconômico, cada família recebeu da Secretaria de Habitação (SEHAB) o auxílio aluguel no valor de R$ 300,00 mensais.

 A operação foi organizada pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) e comandada pelo Supervisor de Fiscalização, Moacir Vilalva Junior, contou com a participação da Supervisora de Habitação, Neice Cristina Warangon e com o total apoio da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Guarda Ambiental, Defesa Civil, Sabesp e Eletropaulo.

A ação, além de garantir a segurança das famílias, atende à legislação municipal, que proíbe esse tipo de edificação em áreas públicas e particulares. Após o desfazimento, começa o trabalho de limpeza do local, que apresenta grande quantidade de entulho.

Para evitar nova ocupação, a Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura de Guaianases revitalizou uma área pública vizinha ao terreno ocupado. A área revitalizada na rua Pedro de Seabra foi equipada com brinquedos para as crianças, bancos e mesas para os idosos e muitas árvores para todos os moradores. Antes a área servia de depósito de lixo e entulho.

Foram identificadas 407 áreas de risco na cidade. E, para evitar tragédias causadas pela ocupação desordenada, a Prefeitura está fazendo a remoção dos moradores, sendo esta uma de suas principais bandeiras.