“Construindo Futuros”, um encontro para os jovens se conectarem aos novos cenários

Evento promete informação para os desafios atuais dos jovens na sociedade

 


A Prefeitura Regional Freguesia/Brasilândia, em parceria com a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, o Programa ID Jovem do Governo Federal, e apoio da Secretária Municipal do Trabalho e Empreendedorismo, realizará o evento “Construindo Futuros”, na Fábrica de Cultura da Brasilândia, localizada na Avenida General Penha Brasil, 2508.

O evento será no dia 5 de outubro, às 19h, e tem como objetivo a apresentação do Programa ID Jovem, uma iniciativa do Governo Federal com a Caixa Econômica Federal, que dá acesso os jovens de 15 a 29 anos a diversos benefícios, como meia-entrada em eventos culturais.

Além da apresentação do Programa, o evento contará com a presença da Secretária do Trabalho e Empreendedorismo Aline Cardoso, que palestrará sobre as transformações do mercado de trabalho para o jovem, a importância do empreendedorismo e de capacitação no cenário atual.

O “Construindo Futuros” é uma grande oportunidade para o jovem se inteirar sobre seus direitos e oportunidade, além de adquirir novas experiências e visões para o futuro que lhe espera. Contamos com a sua presença e disposição para Incluir, Capacitar e Fortalecer!

Saiba mais sobre o ID Jovem:

O que é?
Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
São milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos que terão maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Quem pode utilizar o programa?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

Condições:
• Ter entre 15 e 29 anos;
• Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal;
• Estar com o Cadastro atualizado;
• Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
• Saber o NIS.

O que é NIS?
O Número de Identificação Social (NIS) é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar. Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem. Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.

Créditos: Site Oficial da Caixa Econômica Federal