Região da Freguesia/Brasilândia já tem três pluviômetros

Comunidade da Tribo, no Jardim Damasceno, será a próxima a receber o equipamento meteorológico

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia já conta com três Pluviômetros Automáticos. Os aparelhos meteorológicos - usados para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva durante um determinado tempo e local - foram instalados em outubro em três pontos estratégicos da região: CEU Paz, no Jardim Paraná, no CEU Paulistano, Jardim Paulistano, ambos na Brasilândia e na sede da própria Subprefeitura.

Os locais foram escolhidos pela vulnerabilidade por risco de deslizamento e escorregamento de terra. “Algumas das 25 comunidades consideradas de risco eminente da região devem ser beneficiadas com a chegada de novos pluviômetros”, esclarece a supervisora da Defesa Civil.

O chefe de gabinete lembrou que essa não é a primeira região a ser contemplada por dois projetos ligados ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo federal: os Pluviômetros Automáticos e Pluviômetros nas Comunidades. Itaquera também já recebeu os pluviômetros.

O subprefeito explica que o próximo local a receber será a Comunidade da Tribo, no Jardim Damasceno. “Fizemos um estudo e priorizamos essa comunidade que está envolvida nos trabalhos”, acrescentou. Palia, explicou ainda que os pluviômetros são instalados em área de risco de desastre natural, porém há a necessidade de parcerias com entidades que possam abrigar os equipamentos, dessa maneira se foram uma rede nacional de colaboração para a redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Instalados pelo Cemaden, os equipamentos enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. “É um projeto preventivo, que trará benefícios não só para nossa região, mas para todas as áreas de risco da cidade, assim a Defesa Civil recebe em tempo real as principais informações quanto aos dias de chuva”, emendou Palia.

Os pluviômetros precisam ser instalados em locais descobertos onde não haja obstáculos, como árvores, prédios altos etc que interfiram na quantidade de chuva captada. A entidade deve fornecer o local para instalação do equipamento, permitindo o acesso aos profissionais de manutenção.

Mais informações sobre os projetos no site da Cemaden: http://www.cemaden.gov.br/.