Freguesia do Ó encerra suas festividades

Música, dança, cultura e prestação de serviço marcaram as festividades pelos 430 anos da Freguesia do Ó

Depois de quase um mês de festa, chegou ao fim a comemoração dos 430 anos da Freguesia do Ó. A programação com diversas atrações começou dia 15 de agosto e terminou na última segunda feira dia 30, com Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal.

A Casa de Cultura Salvador Ligabue recebeu boa parte das atrações que agitaram a comunidade. Na abertura dos festejos, aconteceu o 1º Encontro de Violeiros que reuniu cerca de 300 pessoas. No dia 20 começou a Vernissage de artistas da região que permaneceu na casa até 30/08.

A unidade do Poupatempo móvel que chegou em frente a Casa de Cultura no dia 23, atendeu até o momento mais de três mil pessoas e o serviço permanecerá por lá até dia 04 de setembro. O SEBRAE Móvel também compareceu para orientar o micro e pequeno empresário, ao todo foram realizados 110 atendimentos.

Ainda na Casa de Cultura, no dia 25, foi inaugurada a Revisteca Abril. É terceira em nossa região e conta com 40 títulos, cerca de 150 exemplares, entre livros, revistas e gibis. Na mesma ocasião diversas apresentações de ballet emocionaram os presentes. Na quinta feira 26/08 o espaço recebeu cerca de 200 pessoas no Encontro com Amigos da MPB. Entre os destaques da noite está Sergio Vinci, que sempre comparece na nossa festa.

Vale lembrar que o esporte não ficou de fora. No dia 22 foi realizado um festival de futebol de campo no CDC Elisio Siqueira com 10 times da região.

No dia 27 as atividades foram marcadas pela cidadania. Mais de mil pessoas tiveram acesso a cuidados de saúde e aproveitaram para dar um upgrade no visual. Das 9h30 às 12h30, a Casa de Cultura abriu suas portas para a Feira da Saúde que ofereceu testes de glicemia, colesterol, triglicérides e medição de pressão arterial. Entre 10 e 14 horas, profissionais da ONG Beleza e Cidadania ofereceram cortes de cabelo, maquiagem e penteados. No período da tarde entre 13h30 e 15h00 foi realizada uma palestra sobre Saúde Bucal para a terceira idade que marcou presença e depois bailaram ao som Nei Manoel dos teclados e André Ricardo.

O Largo da Matriz foi palco de uma série de atividades que embalaram o sábado (28) e o domingo (29). No sábado pela manhã houve desfile de bandas e fanfarras de escolas da região. A equipe da Defesa Civil da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia também marcou presença e mostrou seu trabalho. Uma tenda foi montada com todos os equipamentos utilizados em ocorrências e os servidores orientaram os presentes sobre os perigos das áreas de risco e enchentes. Participaram deste projeto todas as Subprefeituras da Zona Norte mais a da Lapa. No período da tarde os grupos Fina Poesia, Tropa Urbana, Negroots, Pe.H & banda, Santos & Marte e Grupo 24 horas colocaram todos pra dançar. Em seguida foi a vez do João Terra, Duda Ribeiro e Banda, Mr. Black, Nana Bel e Reinaldo, que encerrou a noite de shows com muito samba no pé.

No domingo, os shows começaram às 13h00, com Cabeleira que tocou MPB, em seguida o Cover do Tim Maia e Nelson di Presley que lembrou sucessos do rei do rock. As 14h30 foi aberto o espaço para a música sertaneja e as duplas que se apresentaram foram: Halison & Matheus, Alex Cawboy & Araçatuba, Kleber & Klemer e Sandro & Rangel. Das 18h00 as 19h20 foi realizada missa com a orquestra Camerata Cantareira. Das 19h30 as 20h30 a dupla Almir & Elias tocaram mais alguns sucessos do sertanejo. As 21h00 começou a atração mais aguardada da noite e que pela primeira vez compareceu ao evento. A orquestra Paulistana de Viola Caipira sob a regência de Rui Torneze.

Também no domingo pela manhã um evento de carros antigos realizado na Rua da Balsa arrecadou cerca de 1 tonelada de alimentos não perecíveis que foram doados a uma entidade local.

Na segunda feira (30/08) para encerrar os festejos, aconteceu a Sessão Solene, organizada pela Câmara Municipal, que homenageou diversas personalidades da região. A festa terminou com muita alegria e a certeza de que no ano que vem tem mais!