Programa Vizinhança Solidária busca melhorar a segurança local

 No dia 18 de maio, o 2º Batalhão da Polícia Militar “Dois de Ouro” realizou a solenidade de inauguração da Vizinhança Solidária que atua junto a integração da Sociedade, Poder Público e Polícia Militar. Entre as autoridades presentes, o prefeito regional Arthur compareceu ao evento, devido a importância dessa iniciativa que aproxima os vizinhos um dos outros para se tornar uma grande força contra o crime, por meio da união coordenada entre o povo e a polícia.

O Programa Vizinhança Solidária, que conta com apoio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo, trata-se de um conjunto de ações que busca por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, bem como incentivar a vizinhança adotar medidas capazes de prevenir e colaborar com o policiamento. Essa iniciativa é desenvolvida por voluntários e pode ser implantado em ruas de um determinado bairro ou região, ou com identificação de um estabelecimento comercial que tenha obtido o Certificado de Análise de Risco de Vulnerabilidade.

Na 4ª Companhia compreendida pelas regiões de Ermelino Matarazzo, entre elas Parque Buturussu, Jardim Verônia, Ponte Rasa, Avenida Paranaguá, Jardim Keralux , Parque Cisper, entre outros setores, o Programa Vizinhança Solidária já atingiu aproximadamente, 300 voluntários.


A participação da Polícia Militar no Programa se dá pela escolha de locais para afixação das base nas ferramentas de inteligência policial e de gestão, além de promover reuniões de mobilização com a comunidade organizada, realização de palestras sobre Prevenção Primária de Sensibilização e também monitoramento de indicadores criminais da região.
Para receber benefícios do Programa Vizinhança Solidária, o cidadão deve procurar a Companhia Militar mais próxima de Polícia Militar mais próxima ou o Conselho Comunitária de Segurança da localidade para preencher o requerimento de análise de vulnerabilidade.

Texto: Assessoria de Comunicação PR-EM