Festa de 1º de Maio contagia moradores de Ermelino Matarazzo

A 59ª Festa do 1º de Maio traz alegria e animação com desfile cívico, corrida de rua e muitos shows

 Cerca de 15 mil pessoas participaram com alegria e animação da 59ª Festa 1º de Maio em Ermelino Matarazzo, conhecida como a mais antiga e tradicional festa incorporada ao Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo. O evento contou com várias atrações, para atender a população local de todas as idades, abrangendo atividades de Educação, Cidadania, Esporte, Lazer e Entretenimento.

Sendo assim, as avenidas Paranaguá, Buturussú, Milene Elias e as praças largo 1º de maio e Benedicto Ramos Rodrigues – transformaram num cenário de festa para abrigar várias atrações como Corrida de Rua, seguindo com a celebração de uma missa, desfile cívico, corrida de rua e shows musicais com artistas da região e os grupos Sampa Crew e Arte Popular.

Para esse ano, o evento que recebe o título “Festa do povo, para o povo e pelo povo”, foi promovida pela Organização Social Jovens do Brasil, com apoio da Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo, SPTrans, CET, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitano – GCM, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Empresa de limpeza SOMA, imprensa local, entre outros.

Histórico
A Festa surgiu nos anos 60, após diversas manifestações contra as condições de trabalho oferecidas pelas empresas instaladas aos redores do distrito de Ermelino Matarazzo. Após um apoio de um número mínimo de comerciantes foi realizada no dia 21 de abril de 1960 a primeira reunião para a organização da primeira festa do 1º de maio de Ermelino Matarazzo, como uma forma de trazer autoridades para dentro do bairro naquele dia, para reivindicar melhores condições de trabalho de maneira pacífica.

#paracegover

Foto 1
A página contém nove fotos, a primeira é a apresentação de um conjunto de pagode com três integrantes. Eles estão em cima de um palco iluminado decorado de cor azul claro. Os artistas estão vestidos de camisa cor rosa. Um deles manuseia um instrumento de sopro, o outro um pandeiro e o terceiro, um tambor de percussão de cor prata.
 

#paracegoverFoto 2
A imagem registra um grande público, a cerca de 5000 pessoas que estão muito animadas, ao assistir um show, na tarde de 1º de maio, feriado de terça-feira, na Praça Benedito Ramos rodeada de pés de coqueiros e outras árvores no tom de verde claro e escuro.

 

 

SHOWS

#paracegover

Foto 3
Na imagem contém um grande palco com uma faixa de cor amarela e laranja, escrita “Comemoração do 1º de maio de Ermelino Matarazzo”, no palco está sendo celebrada uma missão onde se reuni diversas pessoas vestidas de túnicas brancas. O público que atinge cerca de 100 pessoas, vestidas de variados tons de cores comorosa, azul, branco, preto e entre outros.
 

MISSA COM PADRE TICÃO

#paracegover

Foto 4
No centro dessa foto tem um menino e uma menina vestidos de túnicas brancas com o contorno vermelho nas golas do pescoço e mangas dos braços. Eles seguram uma cesta de cor marrom, contendo pães franceses, que são distribuídos para as pessoas que participam da missa campal.

#paracegover

Foto 5
A foto é comemorativa e apresenta um desfile cívico com participação de várias crianças , adolescentes e jovens, de equipamentos educacionais. Os estudantes participantes do desfile de sexo masculino e feminino vestem camisa branca com gravatas vermelhas, saias e calças azul escuro. O desfile é acompanhado por um grande público que assiste em via pública.

#paracegover

Foto 6
Continuação do desfile cívico, com oito crianças e adolescentes, segurando bandeiras de cor branca, com detalhes amarelos, ambos vestem camisa branca e saias e calças azul escuro.

DESFILE CIVÍCO 

#paracegover

Foto 7
A banda musical da Polícia Militar – PM, (ambos vestidos com uniforme de cor azul escuro), faz assim uma apresentação musical para o público. Cerca de 50 policiais participam da banda, tocando instrumentos de sopro, como flautas, trompetes, saxofones e entre outros. O fundo da apresentação tem um palco com banner, ao lado direito está estampado a logo da Prefeitura de São Paulo, com a chamada com dizeres escritos com letras pretas “Comemoração 1º de maio de Ermelino Matarazzo”.

#paracegover

Foto 8
A via está com um público grande para assistir o desfile de fuscas antigos, de variadas cores, entre elas, cinza, branco, verde, marrom, azul e entre outros.

DESFILE DE CARROS E MOTOS

#paracegover

Foto 9
A rua está com muita gente para assistir o desfile de motociclistas. Cerca de 1000 motos conduzem os motoqueiros que usam capacetes e roupas pretas, são seguidos de um carro de som para animar o evento com muita música.