Keralux renova com a regularização fundiária

Moradores serão beneficiados com títulos de propriedade

 Como diz o ditado popular, “a esperança é a primeira que nasce e a última que morre”, pensando assim, os moradores do Jardim Keralux, ao longo desses 20 anos, perpetuaram o espírito guerreiro para lutar pela regularização do loteamento desse pedaço de chão, localizado em Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade de São Paulo.

Desde a ocupação da área, na década de 90, os moradores enfrentaram diversos problemas, um dos mais tensos, em 1996, quando uma ordem de reintegração de posse ameaçava destruir as casas e colocar 4 mil famílias nas ruas. Resistimos aos problemas, diz um dos moradores antigos, João de Souza Lima. “Eles não acabaram tão fácil, como a Luz clandestina, ausência de linhas de ônibus, as ruas esburacadas ou até mesmo sem asfalto”. Fizemos muitas manifestações, em 1999 fechamos a Avenida, porque queríamos fazer valer nossos direitos pelo reconhecimento do bairro e como cidadão.

Apesar das dificuldades, a luz no final do túnel reascende após muitos anos, quando em 13 de julho de 2017, o prefeito João Dória, anuncia a regularização do loteamento Jardim Keralux, atualmente com mais de 12 mil pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação, as obras no Jardim Keralux terão início depois da homologação do acordo na Justiça feito pela Prefeitura e o Banco do Brasil, o que deve acontecer no fim do segundo semestre. A pasta explicou também que vai urbanizar todo o loteamento do Jardim Keralux com "obras de infraestruturas, pavimentação de todas as ruas, canalização de dois córregos, implantação de parque linear, arborização e regularização em cartório dos lotes". O investimento aproximado será de R$ 66 milhões.

Essas obras de infraestrutura e regularização permitirão aos moradores que tenham o título de propriedade individualizado de seus lotes.