Governo local vai atender comunidade nos bairros de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa

Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa cria nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região, com a implantação do Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade

 

A Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa lança em 17 de março, das 9h00 às 12h00, o Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade, na EMEI Jardim Keralux, localizada na rua Batuira do Campo, Jardim Keralux, atrás da USP Leste.

Trata-se de uma iniciativa que propõe descentralizar o atendimento, no sentido de identificar as demandas, e dentro das possibilidades, solucionar os problemas nos distritos, permitindo a melhoria da qualidade de vida.

Segundo o prefeito regional, Arthur Xavier é a primeira vez, que a equipe da prefeitura se desloca para um setor da região para atender a comunidade no seu local de origem. “Se a população não vai à prefeitura regional, a prefeitura vai à população, essa é uma forma de facilitar o acesso da população junto a este órgão público”, diz Arthur Xavier.

Para sua implantação, os dois distritos foram divididos em 13 (treze) setores, nos quais, mensalmente, uma equipe de trabalho da Prefeitura Regional – constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Coordenadorias de Saúde, da Educação, da Defesa Civil – vai realizar o trabalho in loco. O atendimento será ampliado com a participação de profissionais da Sabesp, SPTRANS, CET, Cohab, Conselho Comunitário de Segurança da região, entre outros. Além disso, contaremos com uma equipe de servidores, que trabalha na Praça de Atendimento da Prefeitura Regional, para registrar as demandas não solucionadas, in loco, transformando em SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, para um acompanhamento em busca da solução do problema.

Durante a realização do evento, a população também vai contar com a Mesa do Empreendedor, constituída pela ADESAMPA, SEBRAE, Núcleo da Associação Comercial de Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa e Secretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa.

Na semana em que antecede a realização do Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade, os setores vão receber a Operação São Paulo Cidade Linda, com um mutirão de serviços regular, além de plantio e arborização, com apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.


ASPECTOS GERAIS – Setor Keralux

O Jardim Keraluz é um parcelamento de solo localizado à rua Arlindo Betio, altura do nº 7300, na Avenida Assis Ribeiro, na zona leste, distrito de Ermelino Matarazzo, onde residem cerca de 4500 habitantes, envolvendo mais 30 mil pessoas. A região é ocupada basicamente por moradias e vários estabelecimentos comerciais.
O local abrigou atividades da Indústria Cerâmica Keraluz que utilizava matéria prima ( argila) retirada do próprio terreno para sua produção. Parte da área também foi utilizada para deposição de diferentes tipos de resíduos no passado.

A localização geográfica do Jardim Keralux fica:
Norte: braço do córrego Mongaguá, Rio Tietê e município de Guarulhos e rodovia Ayrton Senna.
Sul: fábrica da antiga Cisper, mercado Rossi, Vila Cisper, Jardim Verônia e Vila Sílvia.
Leste: Fábricas: Bann Química (desativada); Viscofan; indústria reunida Matarazzo e cimento Seicom.
Oeste: indústria Acelor Mital; USP Leste (Penha), Estação da CPTM, Emei Jardim keralux (Penha) e Escola estadual Irmã Anneti (Penha).

O Jardim Keralux têm 16 ruas, entre as principais, as ruas Arlindo Bétio e Bispo e Martins e também uma praça na esquina entre as ruas Arlindo Bétio e Lucas Gonçalves. Quanto aos equipamentos públicos, registram duas escolas, EMEI Jardim Keralux, CEI Marta Terezinha Godinho, conveniada com a ONG Comunidade Cantinho da Paz e uma Unidade Básica de Saúde.

AGENDA DO PROGRAMA
SETORES LOCAL DATA
Setor 01 Jardim Queralux 17/03/17

Setor 11 Jardim São Nicolau/Vila União 28/04/17
Burgo Paulista 15/09/17
Setor 02 Vila Cisper/Vila Silvia 26/05/17
Setor 10 Três Maria/Jardim Lisboa 30/06/17

Setor 13 Jardim Belém /Jardim
Matarazzo/Vila Albertina 14/07/17
Setor 07 Vila Rio Branco 28/07/17
Setor 03 Jardim Penha 25/08/17
Setor 12 Vila Paranaguá 29/09/17
Setor 05 Jardim Popular/ Vila
Frugoli/Jardim Verona 15/10/17
Setor 08 Ponte Rasa
27/10/17
Setor 09 Alto da Ponte Rasa/ Jardim Soraia 10/11/17
Setor 06 Vila Bueno Aires 30/11/17
Setor 04 Parque Boturussu – 15/12/17

Serviço:
O quê é? Lançamento do Programa Prefeitura Regional Itinerante na comunidade
Quando? 17/03/2017 – Sexta-feira, das 9 às 12 horas,
Onde? EMEI Jardim Keralux, localizada na rua Batuira do Campo, Jardim Keralux, atrás da USP Leste

Informações para
Rosangela de Paula - Assessoria de Comunicação e Imprensa
Prefeitura Regional Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa
(11) 2114-0355. Cel (11) 94482-0966 (11) 99122-0673
Emails: rmpaula@prefeitura.sp.gov.br ou rosangeladepaula@gmail.com