SUVIS Ermelino Matarazzo

Supervisão de Vigilância em Saúde planeja e desenvolvem projetos em beneficio da população da região

A SUVIS ERMELINO MATARAZZO (Supervisão de Vigilância em Saúde), planeja e desenvolvem projetos, programas e ações de orientação, educação, intervenção e fiscalização pertinentes às suas respectivas áreas de atuação. Assim como desenvolve investigação de casos ou de surtos e assume a operação de situações epidemiológicas de doenças de notificação compulsória ou agravos inusitados de saúde. Todas essas ações são realizadas por diversos profissionais de saúde, especializados em cada esfera de atuação. As atribuições e competências desses profissionais estão apresentados no Código Sanitário do Município de São Paulo, Lei 13.725 de 09/012004, que proporciona um suporte legal, e instrumentaliza a autoridade sanitária no exercício de sua função, tendo em vista a garantia da qualidade de produtos e serviços de interesse para a saúde e a intervenção em condições ambientais geradoras de agravos à saúde, incluindo o ambiente de trabalho.

Com relação aos riscos que estamos expostos quando consumimos um alimento, produto ou serviço, no Brasil, desde 1993, está regulamentado que os estabelecimentos relacionados à área de alimentos estão obrigados a adotar as suas próprias Boas Práticas de Manipulação, de acordo com a atividade desenvolvida e com suas instalações e equipamentos.
Um manual de Boas Práticas é um documento que descreve as práticas realizadas pelo estabelecimento, incluindo requisitos sanitários do edifício; a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios; o controle da água de abastecimento; o controle integrado de vetores e pragas urbanas; controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia de qualidade final dos produtos.

O manual de Boas Práticas de Produção e Manipulação de alimentos, e um treinamento adequado de proprietários e funcionários destes estabelecimentos são mais um instrumento da Vigilância Sanitária centrado na educação, objetivando ressaltar a responsabilidade daqueles que trabalham com alimentos, para a compreensão dos problemas de saúde e a importância da produção e exposição de alimentos seguros, pois, como sabemos o alimento é fonte de energia e de saúde para o homem, portanto, não deve ser fonte de doença.

A vigilância sanitária é um instrumento para a defesa dos consumidores, e ao se obedecer às exigências da legislação sanitária, o empresário está cumprindo o seu dever de cidadão.

Mensalmente, a SUVIS ERMELINO MATARAZZO, oferece aos proprietários e funcionários do comércio varejista de alimentos, Treinamento em Boas Práticas de Manipulação e Fabricação de Alimentos com certificação, com carga horária de 08 horas, divididos em dois dias, e tem como objetivo estabelecer critérios de higiene, adoção das boas práticas de fabricação e prestação de serviços e os procedimentos operacionais padronizados no comércio varejista de alimentos local, visando a prevenir e promover a saúde do consumidor/trabalhador, e ainda preservar o meio ambiente.

A SUVIS ERMELINO, está localizada na Avenida São Miguel, 5977. Tem seu horário de funcionamento das 07:00 às 19:00 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 2042-9700 ou pelo e-mail suvisermelino@prefeitura.sp.gov.br