Festivarte Ermelino leva cultura e união para a quebrada

Produzida por novos agentes culturais da periferia, mostra celebra a família, a harmonia e a arte

 Como produzir cultura nas periferias? Essa é uma pergunta bastante difícil de responder e há diversas possibilidades de respostas diferentes, mas em todas elas a “união” é o elemento chave para fazer a diferença. Foi assim que surgiu a parceria entre a consultoria Cingulado, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a empresa ArcelorMittal, que patrocina o projeto por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Festivarte Ermelino” é uma mostra cultural que nasceu durante o curso de produção cultural Criando Criadores, idealizado pela Cingulado, contemplado pelo PROAC 2016, patrocinado pela ArcelorMittal e ministrado no Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo. De maio a julho, todos os sábados, o curso reuniu um grupo de pessoas provenientes de diversas localidades da cidade de São Paulo e que já atuam individualmente e coletivamente no universo cultural periférico.

Como projeto final e prático do curso, a mostra é um evento que visa fortalecer a integração da família, valorização das culturas locais, o desenvolvimento territorial, comunitário e artístico e dialogar com os espaços e coletivos atuantes da região Leste da cidade de São Paulo, focando especialmente em Ermelino Matarazzo. A região ainda é deficiente de espaços públicos para o desenvolvimento cultural e reunião de artistas que estão produzindo na quebrada.

O evento será realizado no domingo 06 de Agosto, das 13:00 às 19:00 horas, na Praça Benedito Ramos no bairro de Ermelino Matarazzo, com uma estrutura para receber em torno de mil pessoas. A programação será dividida em ações com três eixos: Cidadania (atividades voltadas para crianças, oficinas, aulas magnas) e Cultura (shows, slam e entre outras apresentações artísticas).. Todas as atividades são livres para toda a comunidade e totalmente gratuitas.

A programação tem início às 13 horas com oficinas de barangandão (brinquedo), objetos reciclados e máscaras africanas. Também às 13 horas é o início do live painting, atividade na qual grafiteiros da região estarão fazendo painéis ao ar livre. Às 13h20 começa a peça de teatro “Rádio da Criança”, ministrada pelo grupo Rosas Periféricas.

Simultaneamente, no palco, às 14h a Mc Sofia fará um pocket show de 30 minutos para a criançada e sua família. Às 15h10 o samba vai dominar a praça com o grupo Cordão Samba de Tempo. Das 16h20 às 17h20, a poetisa Mariana Félix abre o microfone para todos que desejam fazer sua poesia, música ou expressar suas ideias de forma respeitosa. Logo após, as mulheres do grupo de rap Odisséia das Flores assumem o microfone para transmitir sua música para a quebrada. Para encerrar tudo com chave de ouro, às 18h15 Rincon Sapiência sobe ao palco para um papo reto com o público, levando suas rimas e ideias sobre o mundo.

A família inteira tem espaço e atividades garantidas para o dia todo. Os parceiros locais vão garantir comes e bebes para alimentar toda a tarde de harmonia, cultura, arte e diversão.

Toda essa programação e os outros detalhes para que o evento seja realizado estão sendo cuidadosamente pensados desde o começo de julho, com o final das aulas teóricas e a troca de ideias entre o grupo. A turma dividiu-se em cinco grupos de trabalhos buscando explorar o potencial de cada um para agregar seus conhecimentos na produção da mostra. A dedicação tem sido grande para tornar esse sonho realidade.

Serviço:
Festivarte Ermelino
06/08/2017 - das 13h às 19h30
Praça Benedito Ramos - Av. Milene Elias, 1398 - Jardim Belém, São Paulo - SP
Entrada gratuita
Atrações: Rosas Periféricas, Mc Sofia, Cordão Samba de Tempo, Mariana Félix, Odisseia das Flores, Rincon Sapiência