Mutirão Mário Covas capacita moradores de Jardim Keralux a consertar calçadas

Projeto piloto começou pela região do Jardim Keralux, em Emerlino Matarazzo. Ação também teve ajuda da iniciativa privada para a aquisição de materiais

No último domingo, (09), os moradores do Jardim Keralux receberam o Projeto Piloto do Programa Mutirão Mario Covas - Calçada Nova.
A ação, que parte da periferia em direção ao Centro da cidade, tem o objetivo de promover, junto à população, a recuperação das calçadas da capital paulista. Por isso, a ação conta com a ajuda da iniciativa privada para a aquisição de materiais e a qualificação de moradores.

“Hoje nós começamos uma etapa de calçadas privadas. Conseguimos a doação do material para fazer o mutirão em um lugar muito carente da cidade de São Paulo, que não tinha calçadas. Então nós fizemos, capacitamos a população e tivemos a ajuda dos moradores. É muito bom ver a felicidade dessas pessoas”, disse o vice-prefeito e secretário municipal das Prefeituras Regionais, Bruno Covas.

O curso, que aconteceu no último sábado (8), foi colocado em prática neste domingo, quando os moradores do bairro participam do mutirão para melhorar 480 m2 de calçada na Rua Cândido Rosa, no trecho compreendido entre a Rua Bispo Martins e Córrego independência.

Essa nova etapa,tem o objetivo de recuperar também as calçadas de responsabilidade de munícipes e não apenas a dos equipamentos públicos, como aconteceu nas edições anteriores. Neste projeto piloto, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) qualificou cerca de 30 moradores com a função de calceteiros.

O material utilizado para a recuperação das calçadas foi doado pelos associados da ABCP. A Prefeitura recebeu 220 sacos de cimentos, doados pela associada Votorantim Cimentos, além de areia e pedra doadas pela Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). A Prefeitura já fez o levantamento topográfico das guias e sarjetas e o rebaixamento do leito carroçável no local.

Para o prefeito regional Arthur Xavier, o Programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas é de fundamental importância para população do trecho da Rua Cândida Rosa esquina com a Rua Bispo e Martins – Jardim Keralux, porque além de revitalizar essa área, também vai resgatar a qualidade de vida e a autoestima do cidadão.