CCR RioSP inicia as obras na região da ponte do Tatuapé

 CCR RioSP inicia as obras na região da ponte do Tatuapé 

Concessionária irá construir um novo acesso à capital paulista pelas pistas expressas da Via Dutra 

A CCR RioSP inicia mais uma fase das obras de ampliação da capacidade de tráfego na região Metropolitana de São Paulo com o início das obras de construção de um novo viaduto ligando as pistas expressas à ponte do Tatuapé, na altura do km 230 da Via Dutra. Hoje, o acesso à ponte acontece pela via marginal da rodovia. Nessa fase dos trabalhos, a concessionária inicia as fundações do novo viaduto de ligação da pista expressa à ponte do Tatuapé, além dos alargamentos de parte do viaduto existente. 

Alterações no tráfego

Para realizar os trabalhos, o tráfego no local passará por alterações no sentido São Paulo: 

• pela pista expressa, que leva à Marginal Tietê, cuja ligação já ocorria em uma faixa de rolamento, foi realizado estreitamento com a instalação de barreiras de concreto; 

• pela pista marginal, a partir de hoje (20/07), o viaduto de ligação à ponte do Tatuapé terá o fluxo restrito a uma faixa de rolamento, com a interdição da faixa da direita. 

O objetivo da obra de construção do novo viaduto será permitir o acesso direto da pista expressa da Rodovia Presidente Dutra à Ponte do Tatuapé, ajudando a desafogar o trânsito na chegada à São Paulo, que hoje é feito pela via marginal. 

Outras interdições deverão ocorrer durante a evolução da obra para segurança de todos – motoristas e colaboradores -, como o fechamento da faixa da esquerda da rua Carmópolis de Minas, que passa ao lado da ponte do Tatuapé. A região da obra será toda sinalizada com utilização de barreiras de concreto, cones, placas de orientação e painéis eletrônicos de mensagens. Além de boletins diários na programação da CCRFM. A previsão é que o novo acesso fique pronto em 2024. 

Tráfego restrito de caminhões 

Devido à redução de uma faixa de tráfego na pista expressa, ponte do Tatuapé e via local (rua Carmópolis de Minas), os veículos com carga superior a 3,50m de largura serão obrigados a utilizar a pista marginal no km 229 e seguir por ela para chegar à capital paulista. Este é um importante alerta para os motoristas e transportadores deste tipo de carga, evitando contratempo durante a viagem. Por isso, a concessionária reforça aos motoristas que respeitem à sinalização implantada e o limite de velocidade ao trafegar pelo trecho em obra. 

Investimento na Região Metropolitana de São Paulo

A CCR RioSP, concessionária do Grupo CCR, fará um investimento financeiro de R$ 1,4 bilhão nas obras de ampliação de capacidade de tráfego na região metropolitana de São Paulo. O conjunto de melhorias trará mais fluidez, conforto e segurança aos motoristas que utilizam à Via Dutra (BR-116), entre à capital paulista, passando por Guarulhos até o km 204, em Arujá, no Alto Tietê (SP), em um dos eixos de maior desenvolvimento econômico do País. São mais 300 mil veículos que trafegam diariamente por esse trecho da Via Dutra, numa região que concentra uma população superior a 11 milhões de pessoas e um grande núcleo industrial, empresarial e logístico do Estado de São Paulo. As obras tiveram início em julho com o desmonte do antigo viaduto de Bonsucesso, onde serão construídas novas pistas marginais e ampliação das pistas expressas. Outro trecho já iniciado é a construção de um novo trevo na região do complexo viário Jacu Pêssego. Essa obra é importante pois contribui para melhorar ainda mais a fluidez do tráfego do local e a região do trevo de Bonsucesso, uma vez que este dispositivo será uma nova opção de retorno para o motorista. Para mais informações sobre as obras na região Metropolitana de São Paulo, é só acessar o site www.obrasccrrodovias.com.br.