Prefeitura realiza 6ª Edição da Virada Cultural

Veja a programação da Virada Cultural 2010

 

Marcada para os dias 15 e 16 de maio, a Virada Cultural chega neste ano à sua sexta edição. O evento realizado pela Prefeitura de São Paulo se tornou a grande festa da cidade. Está incorporada ao seu calendário por milhões de paulistanos que a acompanham todos os anos. Durante 24 horas ininterruptas os moradores da capital e os turistas irão se dividir entre centenas de atrações.


Durante o lançamento oficial da programação, na terça-feira (27), na Galeria Olido, Centro, o prefeito destacou a integração entre as diversas áreas da administração municipal na construção do evento. "A Prefeitura tem certeza que será um evento de qualidade, superando os resultados do ano passado. Nesta edição, as secretarias trabalharam juntas para programar a Virada Cultural e dessa forma foi possível implantar novas ações nos serviços de limpeza e segurança", explicou o prefeito.


O prefeito também destacou a grandiosidade do evento, que não conta com patrocinadores e é arcado integralmente pelo município. "O aumento na área física, englobando a área da Luz, também é outro ponto positivo dessa edição e nos permitiu aumentar o número e a diversificação de atrações. É um orgulho para São Paulo promover um evento desse porte e servir de referência para outros estados. São mais de R$ 8 milhões de investimentos em cultura e entretenimento para a população", afirmou o prefeito.


Com um perímetro maior que o do ano passado e incorporando ações na região da Luz - correspondendo ao perímetro da cidade do final do século 19 -, a Virada de 2010 continuará recebendo centenas de artistas e oferecendo ao público uma infinidade de atrações. Tem shows para todos os gostos, têm os mais variados ritmos, cantores já consagrados pelo grande público, intérpretes que estão em início de carreira, homenagem, pista de dança, música popular e clássica, dança e atrações de rua. .

O show de abertura será feito pela dupla de cubanos Barbarito Torres e Ignácio Mazacote, do Buena Vista Social Club. Os integrantes desse conjunto reuniram-se, anos atrás, para tocar os clássicos da música cubana que foram trilha de sua juventude e também pérolas de suas carreiras. O coletivo tornou-se um fenômeno mundial após o lançamento do disco e documentário (dirigido pelo cineasta alemão Win Wenders), ambos homônimos.


Infra-estrutura para receber o público
Pensando num melhor deslocamento e no bem-estar das milhões de pessoas que circularão pelas ruas do centro de São Paulo, aumentou-se a distância entre os palcos, o que dará mais mobilidade e fluidez aos participantes. Para que o público possa melhor se localizar entre as atrações, serão instalados 80 totens de sinalização em locais estratégicos.

A região central contará com bolsões de serviços sanitários. O número de banheiros químicos será de cerca de 1.000 no total - e eles ficarão em grandes espaços abertos, para serem facilmente localizados pelo público, como, por exemplo, próximo aos dez grandes palcos, e terem sua limpeza facilitada. As equipes de limpeza também ficarão nos bolsões.

Toda a estrutura será de grande porte. A região central da cidade contará com 31 espaços especialmente montados para a Virada. Cerca de 2 mil pessoas trabalharão na produção do evento. O público presente contará com nada menos que 800 mil Watts de potência de som e 10 mil KVAs para iluminação.

A segurança e a eficiência do atendimento médico também serão pontos primordiais no evento. Haverá uma base de coordenação, com mapeamento de toda a área da Virada. De lá, profissionais especializados comandarão 200 brigadistas, o deslocamento das 57 ambulâncias e 20 UTIs móveis, e ainda 700 seguranças particulares, prontos para agir a qualquer momento. E também homens da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana garantirão a ordem durante a Virada. Postos de Policiamento e três postos médicos estarão localizados em pontos estratégicos para atender o público. Serão utilizadas 2.400m de grades para isolamento e 500 barricadas.


Fonte:SECOM

Mais informações acessar o site: http://viradacultural.org/programacao