Mobilização popular marca a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Sociedade teve participação ativa na reelaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) de São Paulo

A participação popular deu o tom da 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada neste fim de semana (dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro), no Centro de Convenções do Anhembi. Em debates e votações que contaram com as contribuições de diversos segmentos sociais, foram aprovadas novas diretrizes para o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), documento que norteará o planejamento do transporte, tratamento e destinação final dos resíduos nas próximas duas décadas, além dos programas de coletas seletivas e educação ambiental.
Entre os destaques está o aumento da coleta pública seletiva de secos de 1,8% para 10%, até 2016, por meio da extensão do serviço para os 96 distritos do município e a construção de quatro centrais mecanizadas de triagem. Outro item importante submetido à apreciação do plenário foi a implantação do programa Feira Sustentável (atualmente em fase de teste, em São Mateus), que encaminhará os resíduos orgânicos das feiras para a compostagem.
Os participantes também aprovaram o apoio e a inclusão dos catadores nos programas de coleta seletiva de resíduos secos e na logística reversa de embalagens em geral. “O resultado foi muito interessante e o processo, bastante democrático. Conseguimos discutir todas as propostas para todos os resíduos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com a participação do setor privado, do poder público, da sociedade civil e do movimento nacional de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis”, destaca o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Silvano Silvério.
Ainda segundo ele, os participantes saíram satisfeitos com a perspectiva de “um plano para os próximos 20 anos, que permitirá o desenvolvimento de ações de resíduos sólidos de maneira planejada, com o intuito de aumentar a reciclagem e a quantidade de resíduos recicláveis que hoje são dispostos em aterros sanitários.”
Durante a Conferência Municipal, organizada pelas secretarias de Serviços, Verde e Meio Ambiente e da Coordenação das Subprefeituras, também foram eleitos 70 delegados e aprovadas 20 contribuições para a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será promovida nos próximos dias 20, 21 e 22.
Abertura
Cerca de 1.300 pessoas compareceram à abertura da Conferência, no dia 30, entre delegados eleitos durante a etapa de preparação do evento, autoridades e convidados. O prefeito Fernando Haddad destacou a importância de debater soluções e metas para melhorar a relação de São Paulo com os recursos naturais. “Se nós gostamos de nós mesmos, temos de cuidar do Meio Ambiente. Espero que essa conferência busque a raiz dos problemas com soluções inovadoras”, frisou o prefeito.
O secretário de Serviços, Simão Pedro, valorizou o papel dos catadores e das cooperativas no município. “Vocês, catadores e cooperativas, são protagonistas dentro da política que temos para a cidade”.
O secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, lembrou que era necessário as pessoas repensarem a utilização de recursos naturais. “Nosso planeta não suporta mais ser explorado a cada segundo e nós temos de mudar isso, em nosso dia a dia”.
Para o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena, “a conferência tem o desafio maior que é o de buscar instrumentos para mudar hábitos e costumes e introduzir na cidade uma política para o meio ambiente.”