Caminhada reúne mais de 100 pessoas

Realizada no Parque Doroteia, ação lembrou o mês do meio ambiente

Uma caminhada realizada na Rua dos Mandis, no Parque Doroteia, pelas margens da represa Billings, representou um ato simbólico de abraço à Mata Atlântica. A ação, realizada pela OS Santa Catarina e Secretaria Municipal da Saúde, com o apoio da Prefeitura Regional Cidade Ademar e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SMVMA), fez parte da programação que comemora o mês do meio ambiente e reuniu mais de cem pessoas.

Antes de partirem para a caminhada, os presentes participaram de um ato ecumênico, com a igreja evangélica e católica, que lembraram a importância do meio ambiente na vida de cada pessoa e também a Campanha da Fraternidade de 2017, que tem como tema Biomas brasileiros e a defesa da vida e o lema Cultivar e guardar a criação.

“Trata-se de um tema fundamental e intersetorial. Meio ambiente é tudo e envolve diversas áreas, como Saúde e Educação. Por isso temos tratado essa temática com várias pastas envolvidas”, ressaltou o prefeito regional, Júlio Carreiro.
“Inclusive, outra conquista que nossa região teve neste mês, do meio ambiente, foi a reativação do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) Cidade Ademar. Os conselheiros tomaram posse no dia 1º deste mês”, conclui Carreiro.

Foram plantadas três espécies nativas: Guanandi, Cereja do Rio Grande e Pau Mulato. A orientação para o plantio ficou por conta da educadora ambiental da SMVMA, Pâmela da Silva: “nós escolhemos três pontos estratégicos propícios para o desenvolvimento e crescimento de cada uma dessas plantas. Agora, todos temos que cuidar do espaço para ver não apenas elas crescendo, mas todo o ambiente se desenvolvendo em harmonia”.

Participaram da caminhada cerca de 120 pessoas, que andaram 1.6 quilômetros às margens da Represa Billings. A ação contou ainda com o apoio da Sabesp, CET, GCM e PM.