2.240 toneladas de entulho recolhidas dos distritos de Cidade Ademar e Pedreira

Dados correspondem ao período de janeiro a abril deste ano

De janeiro a abril deste ano, o serviço de limpeza da Prefeitura Regional Cidade Ademar recolheu cerca de 2.240 toneladas de entulho das ruas. Para termos uma ideia, cada tonelada equivale praticamente ao peso de um carro popular (900 kg, em média), o que significaria 2.240 carros populares de entulho recolhidos das ruas em apenas quatro meses.

Um dos principais problemas enfrentados é o descarte irregular que, além de ser crime ambiental, ocasiona o entupimento de bueiros e sujeira nos córregos, que pode ocasionar problemas de saúde e pode provocar enchentes.

“Estamos trabalhando fortemente na fiscalização para combater esta prática e multar quem comete este crime. Por isso, pedimos o apoio da população para nos ajudar a identificar quem está praticando descarte irregular, para aplicar a penalidade prevista na legislação”, ressalta o prefeito regional, Júlio Carreiro.

Para dar a destinação correta aos resíduos que não são levados pela coleta de lixo, a região conta com dois Ecopontos: na Estrada do Alvarenga, nº 2475 e na Rua Anália Maria de Jesus, n° 131.

São locais para entrega de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos, além de resíduos recicláveis. O serviço é gratuito, basta que a pessoa se dirija a um destes pontos e faça o descarte na caçamba correspondente.

Os resíduos são classificados entre volumoso, que inclui madeiras e grandes objetos, e entulho limpo de obras. De janeiro a abril, os dois Ecopontos receberam 5.955 m³ de material volumoso e 2.739 m³ de entulho. Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 6 às 22 horas e, domingos e feriados, das 6 às 18 horas.

Cata-bagulho

Outra forma de descartar grandes objetos (sofá, colchão, armário) é pela Operação Cata-Bagulho, realizada em Cidade Ademar/ Pedreira aos sábados. Para conferir quando a operação passará pela sua rua, basta acessar a programação no site da Prefeitura Regional Cidade Ademar ou consultar pelo telefone, 5670-7000.

Os materiais devem ser descartados até as 7h do dia em que a operação passará no local. Lembrando que o descarte irregular de materiais, lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa.

Ajude a manter nossa cidade mais limpa e linda! Não descarte lixo de forma irregular e, caso verifique essa situação, denuncie pelo 156 ou pelo Portal de Atendimento.

 

 

 

ECOPONTOS