Regional Casa Verde

RELATÓRIO PR-CV 1º SEMESTRE GESTÃO 2017

Intervenções e ações de zeladoria e fiscalização realizadas

PREFEITURA REGIONAL CASA VERDE/CACHOEIRINHA
RELATÓRIO 1º SEMESTRE
GESTÃO 2017
FAZENDO O QUE TEM QUE SER FEITO

O Prefeito Regional da Casa Verde-Cachoeirinha enfrenta os desafios que a função de servidor público, dele exige, trabalhando de segunda à segunda-feira com satisfação em poder servir e atender a comunidade no encaminhamento e solução dos problemas existentes há muitos anos. Segue com determinação o ritmo imprimido e acelerado do prefeito João Doria e do secretário Bruno Covas para dar respostas às justas demandas da população. “Diminuir as distâncias sociais é o nosso compromisso diante das grandes contradições sociais da nossa cidade”, diz Paulo Cahim.

Os serviços de zeladoria executados por esta Prefeitura Regional, como limpeza manual de córregos, limpeza de poço de visita, limpeza de ramal de águas pluviais, tem sido prioridade na escala de urgências, são ações preventivas no combate às enchentes e alagamentos em época de chuvas.
A título de prevenção, executamos limpeza manual dos córregos a seguir que foram desassoreados: Guaráu, Água Preta, Tabatinguera, Índio Peri, Bermejo / Santa Maria, José Papaterra Limongi, Inocoop, Rua Relíquia, do Bispo, Carandaí, Cabuçu e Mandaqui, numa extensão de 19.580 metros quadrados, em uma dezena de ruas ao longo de seus leitos.

Limpeza de Bocas de Lobo
Mecanizada - Foram limpas, 202 Bocas de Lobo
Manual - Foram limpas, 4.448 Bocas de Lobo

Limpeza de Poço de Visita (PV)
Mecanizada - Foram limpos 151 PV’s

Limpeza de Ramais de Águas Pluviais
Mecanizada - Foram limpos uma extensão de 2.128 metros

Limpeza de Galerias de Águas Pluviais
Mecanizada - Foram limpas uma extensão de 2.526 metros

Serviços de zeladoria executados regularmente no período
Poda de Árvores
Foram podadas 539 árvores no referido período

Árvores Plantadas
Foram plantadas 31 árvores no referido período

Árvores Removidas
Foram removidas 50 árvores no referido período

Corte de Grama
Foram cortados 409.914 metros quadrados de grama em ruas, praças e principais avenidas

Tapa Buraco
Foram tapados 633 buracos com a aplicação de 777.350 toneladas de massa asfáltica em centenas de ruas e avenidas dos Distritos

A PR-CV tem executado aos finais de semana, ações localizadas em diversas comunidades que mais necessitam dos serviços públicos. Ações de zeladoria como, corte de grama, poda de árvores, varrição, pintura de guias, lavagem de praças e ruas, tapa buraco e jardinagem, têm sido intensificada, em quase todos os finais de semana. Diversos bairros da região foram atendidos, entre os quais, Jardim Santa Cruz no Peri, Vila Roque no Imirim, as adjacências do CDC Vinoca na Vila Nova Cachoeirinha bem como a Casa Verde, com limpeza das praças e logradouros públicos.

Ações de desfazimento às ocupações irregulares e moradores em situação de rua têm sido realizadas ao longo da Avenida Inajar de Souza, no entorno do cemitério de Vila Nova Cachoeirinha e Avenida Imirim.

Bares que funcionam em horário noturno e não respeitam a preservação do sossego e a promoção da ordem pública tem recebido rigorosa fiscalização e em caso de reincidências as aplicações de penalidades previstas em lei.

O Programa “Cidade Linda” em sua 8ª fase foi realizado na Avenida Inajar de Souza em uma extensão de sete quilômetros. Uma operação que mobilizou 910 pessoas trabalhando e 182 veículos e equipamentos, incluindo varredeiras mecanizadas. Ao longo da avenida, o local recebeu diversas ações. Limpeza de 40 pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho.
Para melhorar a drenagem do Córrego Cabuçu de Baixo, foram limpas 487 Bocas de Lobo. Houve 20 equipes de desobstrução e consertos de galeria. Vinte praças foram revitalizadas com capinagem, poda de árvores, limpeza e manutenção do mobiliário. Quatro equipes de jardinagem duas de poda e mais nove para pequenos consertos em estruturas como calçadas e muretas. A Eletropaulo podou 87 árvores próximas à fiação elétrica. Duas equipes de Tapa-Buraco e manutenção dos semáforos, placas de transito e faixas de pedestres. A participação da CET foi muito importante para esta realização dessa operação.

Intervenções do Programa “Bairro Lindo” foram realizadas nos três distritos desta Prefeitura Regional. Na Casa Verde foi na Praça Cruz da Esperança e adjacências, o Limão foi na Praça Canaã e Cachoeirinha foi na Praça Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Jardim Peri.

Os atendimentos e visitas às comunidades, lideranças e associações regionais, são realizados com freqüência pelo Prefeito Regional acompanhado de sua equipe, onde conhece e discute os problemas existentes e as prováveis soluções alternativas a eles. Participa ainda, de diversas reuniões comunitárias, como Associações de Moradores, Conseg’s, Conselhos Municipais Regionais entre outras. Os munícipes também são semanalmente atendidos no Gabinete pelo Prefeito Regional que de portas abertas os recebe para ouvir as demandas.

Por último, uma das ações mais intensas na concentração de esforços foi a desocupação pela Prefeitura Regional do canteiro central ao final da Avenida Inajar de Souza em um quilômetro de extensão onde funcionava a ‘Feira do Rolo’. Uma ação conjunta com Prefeitura Regional, GCM, GCM Ambiental, CET, Polícia Civil e Polícia Militar, vêm desde o início dessa gestão, insistentemente combatendo e impedindo a realização dessa feira onde são comercializados produtos ilícitos e de origem duvidosa.
Muitos produtos sem notas-fiscais como, eletro-eletrônicos, celulares usados e tantos outros foram apreendidos nesta operação. A permanente operação, além de restabelecer o descongestionamento local do trafego de veículos, também incentivou a criação de projetos para a preservação do gramado do canteiro central que está destruído pela realização dessa feira e também do empreendedorismo aos micros empresários formais na região. Remanejamos ainda a feira-livre oficial da Avenida Jerônimo de Andrade para a Avenida Afonso Lopes Vieira, atendendo antiga reivindicação da comunidade e do órgão público no que envolve o sistema viário.