João Beiçola: uma praça querida, um bairro melhor.

O programa Bairro Lindo chegou à praça João Beiçola. O Jardim Primavera pôs mãos à obra, participou, deixou a praça mais bonita.

Glacy Terezinha Burgardt e Agnela Neri Conceição Cruz já completaram 82 anos de vida. E estão no Jardim Primavera há mais de 50 anos. Aqui, aprenderam a amar o bairro e, em especial a praça João Beiçola, onde vão com frequência, sozinhas ou com parentes, para desfrutar o espaço, o verde, o movimento de vizinhos e crianças. Elas foram duas das mais entusiasmadas com o programa Bairro Lindo, que chegou ao local no dia 1º de julho.

Uma em cada ponto da praça, plantaram azaléas. Afofaram a terra com as próprias mãos, compactaram-na com os pés, como o fizeram muitos dos moradores do bairro. Do mesmo modo colaboraram os escoteiros do Grupo Piratininga e alunos de escolas da região, como a EMEF Paulo Setúbal, que fica a pouco mais de 200 metros da praça.


No programa Bairro Lindo, com a ajuda da Prefeitura Regional, são os próprios moradores que tornam seus espaços melhores. A Prefeitura fornece ajudantes e equipamentos e as pessoas plantam mudas de árvores, montam jardins, rastelam grama cortada, pintam guias, raspam publicidade (lambe-lambe) dos postes. É um programa regionalizado de zeladoria urbana.
O importante, nesse programa, é ser efetivo – ou seja, se de fato o trabalho de zeladoria foi mesmo realizado --, engajar o maior número de pessoas da comunidade e a abrangência, o tamanho do local revitalizado. A praça João Beiçola passa em todos os quesitos: mais de 250 pessoas compareceram no dia do evento; e a praça, de cerca de 5.000 m2, foi toda reformada. Agora, há mais mesas e bancos para conversas e jogos de tabuleiros. Foram instalados aparelhos de ginástica e novos brinquedos para crianças.


“Antigamente, havia um mecânico, com oficina aqui na praça, que conservava os brinquedos – diz dona Agnela. – É bom ver que os brinquedos estão bem cuidados, de novo.”


O prefeito regional, João Batista de Santiago, ajudou os moradores a cuidar da praça e a plantar muitas das cerca de 200 mudas de azaléas nos caminhos e canteiros. Ele orientou os trabalhos, inspecionou a quadra de esportes do local e agradeceu pessoalmente a muitos dos que compareceram.


“Tudo isso é em benefício dos próprios moradores. Essa é a função da Prefeitura Regional e do programa Bairro Lindo”, disse ele.

Com o que concordam dona Glacy e dona Agnela:
“Ganhamos nossa praça de volta”, disseram elas.

 

O prefeito regional João Batista de Santiago e dona Glacy: ajudando a plantar azaléas na praça.

 

 

Alunos da EMEF Paulo Setúbal, empenhados em formar novos canteiros.

 

 

O prefeito regional (à direita) com o deputado Goulart e seu filho, o vereador Rodrigo Goulart.

 

 

A praça João Beiçola da Silva, toda remodelada depois de um dia de trabalho.

 

 

Novos bancos e mesas de jogos de tabuleiro, para os frequentadores.

 

 

Brinquedos de madeira de qualidade para as crianças do Jardim Primavera.

 

 

Aparelhos para ginástica: um espaço para ajudar no exercício físico dos moradores.