Dia D (18 de agosto) da campanha de vacinação contra sarampo e pólio.

A ação é voltada para crianças de 1 a 5 anos incompletos, e vai até 31 de agosto.

Este sábado, 18 de agosto, será o Dia da da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Desde o sábado 4 de agosto, todas as unidades de saúde de São Paulo estão vacinando crianças de 1 a 5 anos incompletos contra sarampo e pólio. A Cidade antecipou a Campanha Nacional de Vacinação, que começou na segunda-feira, 6 de agosto. A ação preventiva desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e se estende até o dia 31 de agosto, das 8h às 17h.

A campanha tem como público-alvo crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, que receberão as vacinas contra a poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) e a tríplice viral, que, além do sarampo, também imuniza contra a caxumba e a rubéola. A meta é atingir 95% da população desta faixa etária, conforme determinação do Ministério da Saúde, o que equivale a 562.392 crianças.

"Antecipamos a campanha para aproveitar mais um fim de semana até o dia 31. É uma força-tarefa para a gente poder vacinar pelo menos 95% das crianças com a idade indicada para receber as doses. Por isso é importante que os pais procurem um dos nossos postos de vacinação", disse o prefeito Bruno Covas ao participar da abertura do "Dia D" na UBS Geraldo da Silva Ferreira, no Jabaquara, Zona Sul da capital.

O esquema da vacina contra a poliomielite consiste em três doses aplicadas na criança menor de 1 ano (aos 2, 4 e 6 meses de idade) e duas doses de reforço administradas aos 15 meses e aos 4 anos.

No caso do sarampo, a primeira dose da vacina tríplice viral é administrada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Neste caso, é aplicada a vacina tetra viral, que também protege contra varicela.

As crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem participar da campanha, mesmo que todas as doses tenham sido recebidas no período correto. Crianças menores de 2 anos de idade NÃO devem tomar simultaneamente as vacinas contra sarampo e febre amarela. É recomendável um intervalo de 30 dias entre as doses, mas a dose da campanha deve ser priorizada.

A lista com todas as unidades que participarão da campanha pode ser acessada aqui.

 

 


Início da campanha de vacinação contra pólio e sarampo: até 31 de agosto.