Prefeitura Regional recupera canteiro central da avenida Atlântica

Os moradores em situação de rua foram avaliados por profissionais de saúde e entrevistados por assistentes sociais

Em apenas duas horas, sem conflitos nem confrontos, a Prefeitura Regional da Capela do Socorro recuperou o canteiro central no final da avenida Atlântica, perto do Passa-Rápido Rio Bonito. O local estava ocupado, há anos, por moradores em situação de rua. Havia 17 barracas. De todos que precisam de assistência e encaminhamento, apenas 13 pessoas aceitaram o contato. E dois aceitaram acolhimento.

Na quinta-feira, dia 2 de agosto de 2018, a partir das 7h, a Prefeitura mobilizou uma equipe de sete assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) e três profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Eles abordaram cada um dos moradores de rua, ofereceram abrigo ou, ao menos, um dia em Centro de Acolhimento, para tomar banho, trocar de roupa e fazer no mínimo uma refeição quente. Dois aceitaram a oferta. Os demais preferiram ficar na rua – mas não poderão mais ficar naquele local.

No dia da recuperação, os moradores em situação de rua que aceitaram foram submetidos a verificação de saúde. Foi constatado que uma das moradoras estava doente – e retirada de ambulância para tratamento. Por volta de 9h, a ação estava completa.

O canteiro central está sendo refeito. Devem ser plantados arbustos, para melhorar o local e preparados obstáculos para impedir que veículos adentrem o canteiro central.

A Prefeitura Regional está montando um esquema para evitar que os moradores retornem ao final da avenida Atlântica. O esquema, permanente, pretende convencer as pessoas a aceitar a oferta de abrigo.