Vacina contra gripe

Agora, para crianças, gestantes e puérperas.

Desde o dia 2 de maio, a vacinação de crianças (6 meses a 5 anos), das gestantes e das puérperas (período de até 45 dias após o parto). A ampliação dos grupos prioritários acontece de forma gradual: a partir de 9 de maio, também poderão receber a vacina portadores de doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imunodeprimidos) e outras comorbidades, além de professores. A meta é atingir 2,3 milhões de pessoas até 1º de junho, quando termina a campanha.

Os grupos prioritários são definidos levando-se em consideração os que possuem maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves das doenças respiratórias. A dose disponível nos postos do município é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A dose é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

A mobilização nacional para a vacinação de Influenza, ou dia D, será no dia 12 de maio. Nesta data, todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários poderão ser vacinadas.