Cuidados permanentes na praça do Xerife

Revitalizada pelo programa Bairro Lindo, a praça continua limpa e bem cuidada, graças à adoção por empresários.

Quem passa pela praça do Xerife, no Parque Grajaú, pode notar: não há mais mato alto nem equipamentos quebrados. De tempos em tempos, homens verificam cada centímetro da praça, à procura canteiros que precisam cuidados, de brinquedos eventualmente quebrados, de mato que cresceu além da conta. Adotada pela rede de lojas Di Gaspi, agora a praça do Xerife tem manutenção constante.

O chute inicial foi o programa Bairro Lindo, que remodelou a praça em agosto de 2017 e transformou aquele espaço – mais de 13 mil metros quadrados – em um recanto mais agradável para os moradores do Parque Grajaú.

A praça tem esse nome graças a Ariel Aparecido Barbosa, que chegou ali em 1959, ergueu sua casa no ano seguinte, criou uma família e dedicou-se a cuidar do bairro nascente. Ele sozinho era, então, o programa Faça seu Bairro Lindo.

Como cuidava de tudo (e não deixava ninguém prejudicar o local), todos os vizinhos passaram a chamá-lo de “Xerife da Praça”. Daí ao nome Praça do Xerife, hoje oficializado, foi um grande, enorme pulo. Ainda está lá um ipê que hoje ele já não consegue abraçar, de tanto que cresceu. Lá está, também, um novo ipê raro, verde, que ele plantou para aquele dia do Bairro Lindo.

Aos 85 anos de idade, Ariel continua cuidando da praça como no dia em que chegou – agora, entretanto, com a ajuda da Di Gaspi, que assinou em novembro de 2017 um Termo de Cooperação pelo qual se compromete a bancar a manutenção da praça por três anos.

O programa de Adoção de Praças na área da Prefeitura Regional de Capela do Socorro já cuida de 47 praças – todas sob responsabilidade de empresas ou de pessoas interessadas em manter toda a área sempre limpa e bonita. Os empresários podem fazer publicidade de seus negócios em placas no local adotado. Você também pode adotar uma praça: é só procurar a Prefeitura Regional da Capela do Socorro.


Corte de mato: para manter a praça do Xerife sempre limpa e útil para a população.

 


Brinquedos para crianças: sempre em ordem.

 


A praça é enorme: tem mais de 13 mil metros quadrados.